Moradores de Pacaraima se queixam de abandono por parte do Governo do Estado

Os problemas em Pacaraima que podem ser resolvidos pelo Governo de Roraima são muitos. Entre eles, há falhas graves na educação, na saúde, no abastecimento de água e outros setores. As queixas foram feitas pelos próprios moradores durante a passagem do Vozes do Interior pelo município. A ação do Time MDB RR é para saber as principais necessidades de cada canto de Roraima.

E, para isso, nada melhor que ouvir os próprios moradores. Um deles foi o Ari Silva que reclamou da falta de serviços básicos do Governo Estadual, como a educação, por exemplo.

“A gente precisa de uma educação melhor. A nossa educação está falida e sem transporte escolar”.

O Tuxaua da comunidade do Surumu, Eliezio dos Santos, falou sobre a falta de apoio do Governo do Estado para as comunidades indígenas.

“A gente precisa de um olhar melhor para os indígenas. Queremos que olhem pelas nossas estradas que não estão boas. Precisamos também que ajeitem a saúde e a educação”.

Problemas em Pacaraima em números
As falas do Ari e Eliezio foram espontâneas. Isso, porque foram feitas na reunião do Vozes do Interior na sede do Município. Além deles, os moradores da cidade responderam a um questionários para avaliar a qualidade dos serviços estaduais.

Desse modo, as equipes visitaram 1.405 casas e entrevistaram 185 famílias.

Sobre a educação estadual por exemplo, 34% dos entrevistados disseram que é preciso melhorar a qualidade do ensino, 22% querem mais escolas, 16% pedem o transporte escolar, 12% melhorar o prédio da escola, 12% ter mais professores e 4% acharam que tem que melhorar a merenda escolar.

Além disso, quando a equipe do Vozes perguntou aos moradores se falta água na região, 57% falaram que falta com frequência e 43% disseram que não.

Sobre as condições do hospital estadual da cidade, 74% falaram que são ruins. Por outro lado, apenas 26% disseram que estão boas. Além disso, a maioria disse que já precisou comprar remédio enquanto estava internada.

Vozes do Interior

O Vozes do Interior é uma ação do Time MDB RR para coletar informações sobre as necessidades de cada região do Estado em relação ao que cabe ao Governo de Roraima cuidar.

Assim, uma equipe do Vozes chega antes aos municípios e aplica os questionários nas casas. Todas as informações coletadas ajudam a definir as prioridades do do plano de governo que o Time MDB RR vai divulgar em breve.

Nesta edição do Vozes do Interior em Pacaraima, a candidata ao governo Teresa Surita lembrou que o Vozes é uma forma de atender às pessoas no que elas mais necessitam.

“É ouvindo as pessoas que sabemos o que elas realmente precisam. Porque a política é para mudar a vida das pessoas para melhor. Se os serviços públicos não são feitos de forma boa, então a política está sendo feita de forma errada”.

De maneira semelhante, o candidato ao Senado, Romero Jucá, falou sobre a importância da participação dos moradores na construção do plano de governo

“Muita coisa ficou difícil. A estrada está ruim e 88% dos entrevistados no Vozes disseram isso. Do mesmo modo, o hospital está ruim e as comunidades indígenas têm muitas dificuldades. Mas, a vida em Pacaraima pode ser melhor. Eu já fiz muito trazendo os recursos para casas, asfalto, quadra escolar e o Centro Macunaíma. E quero fazer mais ainda. Portanto, é o trabalho e a boa política que mudam a vida das pessoas”.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos