Conheça roteiros turísticos de lagos e lagoas do Brasil

Embarque nas águas doces do Brasil e conheça os destinos aquáticos mais queridos do país

Por: Ministério do Turismo | Foto: arquivo


O verão acabou, mas ainda dá tempo de se refrescar e viajar pelos diversos atrativos naturais do Brasil. Dono da maior reserva hidrológica do mundo, o nosso país possui exuberantes lagos e lagoas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, como é o caso das lagoas dos Lençóis Maranhenses (MA).

Lençóis Maranhenses (MA).

Além do estado nordestino, outras centenas de destinos brasileiros, contam com estes atrativos naturais que encantam turistas com inúmeras atividades de ecoturismo, aventura e lazer. Por isso, a Agência de Notícias do Turismo trouxe nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, alguns lagos e lagoas do país que são atrativos imperdíveis para qualquer tipo de viajante.


Um dos principais cartões-postais de Brasília (DF), que fica no coração do Brasil, é um exuberante refúgio aquático: o Lago Paranoá. As águas que cortam a capital federal se tornaram ponto de passeios turísticos e atividades esportivas para moradores e visitantes.

Lago Paranoá (DF).

Nas orlas próximas aos clubes, é possível, praticar stand up paddle (SUP), natação, caiaque e até windsurfe. E isso sem falar nos passeios de barco que contam a história da formação do lago, além de um dos atrativos mais democráticos do mundo: assistir o pôr do sol em sua orla. Um show de beleza!


Lago Corumbá (GO).

Não muito distante de Brasília, o Lago Corumbá, em Caldas Novas (GO), vem se tornado um dos locais mais interessantes do estado. Com 62 Km² de águas represadas, o turista pode desfrutar do atrativo com passeios ecológicos de lancha, barco, jet-ski, além dos esportes náuticos que animam os visitantes. Também é possível realizar a pesca esportiva, atividade que incrementa o turismo no local.


Outro destino que entra na nossa lista é Florianópolis (SC). A capital catarinense tem na Lagoa da Conceição, um cardápio variado de atividades que vão do kitesurf ao jet-ski, passando pelo windsurfe, stand up paddle, vela e caiaque.

Lagoa da Conceição (SC).

O local é um verdadeiro espetáculo esportivo em cerca de 15 km² de espelho d’água. Sem falar na vista dos decks, onde dá para admirar tanto o nascer quanto o pôr do sol, diariamente. Um paraíso natural que atrai os olhares dos turista que visitam a região.


Não dá pra falar de lagos e lagoas, sem citar a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ). O atrativo é um dos marcos do estado fluminense, além de ser um polo de lazer e turismo.

Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ).

Com 2,4 milhões de metros quadrados, o atrativo foi tombado pelo patrimônio histórico municipal e é palco para competições náuticas. De lá, os turistas ainda podem admirar o espetáculo do entardecer da perspectiva da lagoa, enquanto faz um passeio de pedalinho com vista para o Cristo Redentor e a Pedra da Gávea. É imperdível!


Na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), mais precisamente no município de Lagoa Santa, os turistas podem encontrar na Lagoa Central um espaço para o lazer e entretenimento de moradores e visitantes.

Lagoa Central (MG).

Devido à sua beleza cênica e importância histórica, a Lagoa encanta os moradores e visitantes da cidade. Além da beleza natural, o local conta com boas opções gastronômicas, atividades ao ar livre, como passeios ciclísticos, caminhadas, práticas de esportes à remo e feiras de artesanato e produtos orgânicos.


O Norte do país guarda um tesouro natural que se destaca em Roraima: O Lago do Caracaranã. Localizado no município de Normandia (RR), o atrativo é um dos principais pontos turísticos do estado, com praias, areia fina e águas transparentes com temperatura agradável em todas as horas do dia.

Lago do Caracaranã (RR).

No destino ainda é possível observar animais como garças, andorinhas e tamanduás O lago já foi, inclusive, cenário de filmes e inspiração para a composição de canções. Para quem curte um ambiente tranquilo e sossegado e em contato direto com a natureza, a lagoa é o local ideal.

TURISMO NÁUTICO

A atividade é caracterizada pelo contato com a água – salgada ou doce – e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água.

Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico no mundo.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos