Cuidados com a pele devem ser mantidos também em período chuvoso, alerta dermatologista de RR

O uso de protetor solar é fundamental durante todo o ano, pois os raios ultravioletas chegam a superfície mesmo durante o inverno

Por Isaque Santiago | Foto: divulgação

O período chuvoso em Roraima começou e deve se estender até meados de outubro. Neste período, alguns dias são de chuvas frequentes e apesar das nuvens cobrirem o sol, os raios ultravioleta atravessam a densa camada e chegam à superfície. Por isso, é preciso manter os mesmos cuidados com a pele praticados durante o período seco.

A médica dermatologista Ana Paula Vitti contou ao Conexão Boa Vista que para manter a pele saudável durante todo o ano é necessário tomar alguns cuidados no dia-a-dia. “Os cuidados são simples, mas devem ser seguidos com disciplina e constância, como tudo na vida. A pele é um órgão vivo, ela tem três capas de células, é o maior órgão do corpo humano. Também englobam esse órgão o couro cabeludo, com os pelos, e também as unhas”, detalhou.

Dermatologista Ana Paula Vitti
(Foto: arquivo pessoal)

Ela explicou que a pele não deve ser exposta ao sol por muito tempo, pois ela se cansa e queima. “Temos que ter uma rotina que está muito na moda chamada de skincare, que é a limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar, tudo isso pela manhã para todos os tipos de pele. À noite é necessário repetir os cuidados, limpeza, tonificação e nutrição. No lugar da hidratação pode ser aplicado algum proativo caso a pessoa tenha muita ruga, melasma ou algum outro problema que a pele possa apresentar”, disse.

A profissional afirmou que o uso do protetor solar é fundamental para uma pele bonita, pois os raios ultravioleta A e B danificam o DNA da pele e faz proliferar uma célula doente, inflamatória, que pode trazer desde câncer de pele, até doenças de fotossensibilidade como lúpus, psoríases, dermatites, melasma, siringoma, xantelasma que são aquelas bolinhas embaixo do olho, entre outras.

“Os raios ultravioleta estimulam o aparecimento de células diferenciadas, ou seja, células que têm tendência a se desorganizar durante o nascimento, crescimento e morte e começa a existir um bolo de células que vai causar uma lesão tumoral, um nódulo, tumor que começa a destruir as células que estão adjacentes a ele. Isso é um câncer”, reforçou.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o de maior incidência na humanidade, devido às falhas na camada de ozônio, que protege o planeta dos raios do sol. “Vale a pena investir nos cuidados com a pele, não é um gasto, é um investimento usar filtro de proteção solar, hidratar e cuidar no envelhecimento cutâneo”, pontuou.

Para saber os produtos adequados para cada tipo de pele é necessário procurar um profissional. “Existem vários tipos de pele, entre elas a oleosa, acneica, mista, com manchas escuras, seca, enrugada, com rosácea ou uma pele com tendência a câncer de pele. Então, toda pele tem uma indicação de produtos diferentes, pode ser géis, séruns e loções calmantes cremosas, pastosas ou em pomadas”, disse a médica.

Quanto ao protetor solar, Ana Paula afirmou que o melhor para quem mora nas regiões próximas à linha do Equador é o fator 50+. “O fator de proteção para todos é igual, ainda mais para nós que vivemos em Roraima, devemos estar mais protegidos que os demais. Devemos usar filtros de proteção solar 50+, não indico proteção solar 30 para nenhum paciente”, recomendou a médica.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.