Defesa Civil Municipal – Força-tarefa retira árvores e galhadas após temporal do final de semana em Boa Vista

Por: Redação | Foto: Semuc
Após tempestade com fortes chuvas, raios, trovões e ventania que ocorreu por volta de 22:30 do sábado (14), causando vários estragos em Boa Vista, a Central 156, da Prefeitura de Boa Vista, recebeu cerca de 20 ocorrências relacionadas a quedas de árvores em via pública e terrenos particulares. Neste domingo (15), a Defesa Civil municipal fez o trabalho de retirada de árvores nos bairros onde houve maiores estragos.
Os bairros mais afetados foram: Jardim Primavera, Santa Tereza, Asa Branca, Nova Canaã e Cidade Satélite, além de Santa Luzia, Jardim Floresta, Pintolândia e Caranã. Conforme o agente da Defesa Civil, Magno Barros, o epicentro foi na rua Matrinxã, no Santa Tereza, com registro de queda de mais de cinco árvores e uma casa destelhada.
Roraima está sob alerta amarelo de tempestade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No sábado, o volume de água da chuva chegou a 54 milímetros em menos de 1h e ventos intensos de 30km/h. A previsão era de chuva de até 50mm para o dia todo.
A Patrulha da Chuva, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem acompanhado toda a situação e nesta segunda-feira (16) iniciou um mutirão de varrição e coleta de galhos e pequenas árvores nos pontos mais atingidos da capital.
Recomendações da Defesa Civil:
– Evitar contato com rede elétrica;
– Não se abrigar embaixo de árvores e estrutura de metal, principalmente por conta de incidências de raios;
– Evitar trafegar a pé ou com veículos em locais de maior risco de alagamento;
– Evitar uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante o temporal;
– Se necessário, acionar a Defesa Civil pela Central 156.