Dia Mundial do Dentista: conheça a história da Odontologia

Data é comemorada em 03 de outubro anualmente e celebra a importância da profissão para a sociedade

Por: Bruna Cássia | Foto: arquivo

O dia 03 de outubro é marcado pelo Dia do Petróleo Brasileiro, Dia do Profissional de Organização e até como Dia Nacional das Abelhas. Mas, também, é a data em que se comemora o Dia Mundial do Dentista.

Com este momento, surgem muitas curiosidades como: quando surgiram os cuidados com a saúde bucal? Ou quem foi o primeiro dentista do mundo?

Ainda não é possível confirmar, mas estima-se que a Odontologia, em sua forma mais tímida, tenha surgido na Mesopotâmia, ou seja, cerca de 3.500 anos a. C. Os cuidados com os dentes desta época são chamados de Arte Dentária.

Após anos, esta arte foi evoluindo e, em 1840, foi criado o primeiro curso de formação de odontólogos, neste mesmo dia. Assim, surgiu o Dia Mundial do Dentista.

Também não se sabe quem foi o primeiro dentista do mundo, mas por ter escrito a primeira obra sobre o tema, o francês Pierre Fauchard é considerado o pai da Odontologia. Ele é o responsável pelo livro “Le chirurgien dentiste”.

Só no Brasil, existem 685.957 profissionais da área. Seja dentista, auxiliares, técnicos, empresas, entre outros. Em Roraima, o número chega a 2.476. Os dados são do Conselho Federal de Odontologia.


Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos