‘É um sonho’, diz diretor do IBVM sobre entrega de caminhão do Criança Esperança

Veículo que ajudará no transporte de equipamentos foi entregue durante evento que comemorava os 16 anos de fundação do Instituto

Por: Bruna Cássia | Foto: Katarine Almeida

Em meio à comemoração de 16 anos de fundação do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), que ocorreu no Teatro Municipal nesta quarta-feira (6), foi entregue um caminhão pipa que servirá para fazer o transporte de equipamentos dos músicos.

O veículo foi entregue pelo Criança Esperança, um projeto da Rede Globo e a UNESCO, após a inscrição do Instituto no edital de 2019, sendo contemplado neste ano. Conforme o diretor-presidente do IBVM, Francisco Felício, esta é a segunda vez que a unidade é contemplada pelo projeto.

“É um sonho que está se concretizando. Anteriormente, ganhamos um ônibus para transportar nossos alunos e agora o caminhão que fará o transporte do nosso material para atender nossas demandas e ações. Então é um momento de alegria, de festa e de felicidade, e vai nos ajudar muito”, disse.

Atualmente, cerca de 800 alunos são atendidos pelos nove projetos sociais do Instituto. Os projetos são divididos em dois segmentos, o musicais que abrange a Banda Municipal, Banda Realce, Orquestra de Câmara, e o socioeducacionais que compreende a Banda Infantojuvenil, Orquestra de Violões, Orquestra Infantojuvenil, Percussão e Musicalização, Inclusão em Sol Maior e Grupo de Coral e Flauta Doce.

Qualquer pessoa, entre 02 e 18 anos pode se matricular no Instituto, independentemente se domina algum instrumento musical ou não. Basta ligar para o número 36255651 e entrar em contato com a secretaria para obter todas as informações sobre os documentos necessários e exigências previstas.

“O Instituto foi criado com a proposta do ensino gratuito de música para todas as crianças de Boa Vista. Então não é necessário que a criança saiba música. É um desenvolvimento com a música e depois, quem quiser se profissionalizar, também temos professores altamente competentes para colocar essas crianças no mercado de trabalho futuramente”, acrescentou Felício.

São 16 anos de história

Fundado em 2005, o IBVM tem um grande trabalho de musicalização com crianças e adolescentes, principalmente com as crianças de famílias de baixas condições socioeconômicas.

“É um trabalho fundamental para o desenvolvimento intelectual dessas crianças e também tem um trabalho muito importante de musicalização com crianças com deficiência, crianças que têm dificuldade no desenvolvimento cognitivo. O Instituto está construindo um projeto que é reconhecido nacionalmente”, pontuou o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

O prefeito reforçou que o objetivo é dar continuidade ao trabalho feito no Instituto, que tem melhorado a vida das pessoas ao longo desses anos.

“Nós conseguimos manter o compromisso com o Instituto, garantimos recursos para que continue desenvolvendo suas ações e participação dele no desenvolvimento das pessoas de boa vista é fundamental”, concluiu.

IBVM completa 16 anos de funcionamento. Foto: Katarine Almeida

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos