Em decisão do MEC, Sisu terá apenas uma edição a partir de 2024

O edital com as mudanças e novos cronogramas deve ser publicado ainda esta semana no Diário Oficial da União (DOU)

Por: Redação | Foto: Juca Varella/Agência Brasil


Programa que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024, é o que informou o Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, o Sisu é realizado em duas etapas por ano, uma em cada semestre. A partir do ano que vem, no entanto, deverá ser feito em apenas uma edição anual. A decisão do MEC com as mudanças e novos cronogramas será publicada ainda esta semana no Diário Oficial da União (DOU).

O Sisu é um sistema criado em 2009 e implementado em 2010 que reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Tradicionalmente, conforme a pasta, a edição do início do ano tem a maior oferta de vagas e maior participação de instituições. Já nas edições do meio do ano, há uma alta taxa de desistência e de vagas remanescentes, aquelas que não são preenchidas, entre os aprovados, o que motivou a alteração.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos