Empresária de Roraima investe no ramo de acessórios com materiais de qualidade

Apoliana Castro começou a empreender depois de ter perdido o emprego durante a pandemia e hoje conduz o próprio negócio e com metas de expansão

Por: Bruna Cássia e Isaque Santiago | Foto: Arquivo pessoal


A pandemia de Covid-19 impactou a economia de uma forma geral. Por todo o mundo, várias pessoas foram demitidas e ficaram sem renda durante o período de isolamento social. Esse foi o caso de Apoliana Castro, que foi dispensada da empresa que trabalhava após nove anos de contrato.

Em casa, um mês e meio após a demissão, ela se viu depressiva e desmotivada com a vida. Foi nesse período que ela teve a ideia de começar a empreender para garantir uma renda e colaborar com as contas de casa. Muito ligada à fé, Apoliana disse que a solução foi revelada em sonho. Foi ali que surgiu o embrião da “Divino Joias”, empresa especializada no ramo de joias e acessórios feitos com materiais de qualidade.

“A Divino é um projeto de Deus em minha vida. Antes de tirar a ideia do empreendedorismo do papel eu estava trabalhando como recepcionista, mas já tinha feito de tudo um pouco ao longo da vida e isso me ajudou a levar meu negócio adiante”, explicou.

Para começar, Apoliana precisava de dinheiro para fazer os primeiros investimentos, mas sem emprego e uma renda fixa, ela recorreu à família. “Minha sogra e meu esposo foram fundamentais nesse meu primeiro passo, me ajudaram com um empréstimo para comprar as primeiras joias e em agosto de 2022 a Divino começou a funcionar”, relatou.

Apoio da família foi fundamental nos primeiros passos

Ela conta que apesar do medo, começou a trabalhar para honrar com o pagamento do empréstimo. No entanto, o apoio da família não se restringiu apenas à parte financeira. Mãe de três filhos, Apoliana conta que os filhos, o esposo e a sogra a incentivaram a persistir.

“Fiquei com medo de estar investindo em algo que não teria resultado e que ficaria com uma dívida, mas eles me deram motivação para não desistir quando as dúvidas e o medo queriam tomar conta. Minha sogra, que é como uma mãe para mim,  sempre acreditou e me apoiou desde o início. Sem minha família não teria chegado aonde cheguei e superado esse medo”, disse emocionada.

Mesmo com pouco tempo de mercado, a Divino Joias tem uma clientela fiel e produtos de qualidade que ajudam a manter a empresa em funcionamento. Agora, a próxima meta de Apoliana é expandir os negócios.

O primeiro projeto da nova etapa é abrir uma loja física. “Hoje somos uma loja on-line em um espaço pequeno da minha sala. E com filhos pequenos não é fácil. Contudo, procuro dar o meu melhor como mãe, dona de casa, mulher e empreendedora”, relatou.

Ela acredita que conhecimento é fundamental para a expansão dos negócios e, por isso, ela começou a fazer faculdade de Administração. “Ter um nível superior é uma das minhas metas, é mais uma etapa da minha vida que quero concluir, pois não tive a oportunidade lá atrás e esse conhecimento vai me ajudar daqui pra frente”, disse.

Transformar vidas por meio do empreendedorismo

As metas de expansão não se restringem apenas a um espaço físico para a loja. O segundo projeto de Apoliana é transformar a loja em um Atacado para ajudar outras mulheres a conquistarem autonomia.

“O empreendedorismo te proporciona flexibilidade de horário e te garante uma renda. Quero poder proporcionar isso para outras mulheres, dar a oportunidade de trabalhar com o que ama sendo sua própria chefe e levando comida para dentro de casa. Com o empreendedorismo feminino, colaboramos com a construção de uma sociedade mais justa e que vai gerar oportunidades profissionais para as demais pessoas, tanto mulheres como homens”, pontuou a empreendedora.

2 thoughts on “Empresária de Roraima investe no ramo de acessórios com materiais de qualidade

  1. Parabéns pelo seu esforço, é nos momentos difíceis que as pessoas encontram as melhores oportunidades. Que Deus abençoe sua vida e que sua empresa cresça mais a cada dia e assim você possa ajudar e mostrar para outras mulheres tão batalhadoras e guerreira quanto que no futuro seus sonhos sejam realizados.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos