Escola Aquilino Duarte passa a funcionar em novo endereço no Centro de Boa Vista

A unidade agora está funcionando na rua Cecília Brasil, 1078, no Centro, antiga sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Com informações da PMBV | Foto: Katarine Almeida

A partir desta segunda-feira, 22, a Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte passa a funcionar em novo endereço: rua Cecília Brasil, 1078, no Centro (antiga sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura). O primeiro dia de aula em um local mais amplo, confortável e colorido foi uma alegria só para os 427 alunos da unidade.

A escola funcionava em uma estrutura antiga no centro da cidade, e a mudança ocorreu devido o prédio apresentar alguns problemas de infraestrutura, principalmente quando chovia. Uma tempestade que aconteceu no início deste mês, inviabilizou a estrutura. Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, os alunos ganharam a oportunidade de estudarem em uma escola adequada aos padrões de qualidade do município

“Agora as crianças terão uma estrutura muito mais adequada para as aulas. O espaço tem acessibilidade e uma grande novidade que vai trazer muita inclusão é o sistema de sonorização. Essa escola não vai mais usar a sirene, porque alguns autistas têm sensibilidade ao barulho, vai ser um sistema de sonorização com música e com identificação visual para os alunos surdos. Nosso desafio é identificar o problema e procurar as melhores soluções”, disse.

A escola, que já tem 34 anos de existência, conta agora com 30 salas climatizadas, distribuídas em administrativo, salas de aulas, Sala de Recurso Multifuncional e do projeto BV Alfaletrar. A copa e o refeitório são amplos, tem auditório e o ambiente externo é propício para diversas atividades. A escola atende crianças nos turnos matutino e vespertino, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

O que a criançada achou?

O aluno Ryan Stuart, 9, do 3º ano B, ficou encantado. “A escola é mais bonita que antes, está com a cor da felicidade. Vamos ter mais conhecimento e aprendizado e vou ter mais vontade de vir pra essa escola maravilhosa. Nota mil que dou para a minha escola”, disse.

A Luany Grazielly, 9, está se adaptando numa estrutura bem maior que a anterior. “Está muito legal esse prédio, tudo muito bonito, organizado e colorido. Ainda estou meio confusa, aprendendo a andar porque é muito grande”, disse a menina.

Já a Ágatha Beatrice, 9 anos, está amando cada espaço da nova escolinha. “Pense numa escola bonita. Eu amei! Na antiga o espaço não era tão grande assim. Uma escola assim me faz querer vir mais para a aula, é aconchegante para todo mundo. O espaço é amplo para as crianças se movimentarem melhor e se sentirem mais à vontade”, disse.

Escola terá sede própria – Este novo espaço é provisório, pois a prefeitura vai construir o prédio próprio em um terreno em frente ao antigo, na Avenida Getúlio Vargas. O projeto está em fase de elaboração e, em breve, será iniciado o processo licitatório para construção da nova unidade.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos