Esportistas beneficiados pelo Bolsa Atleta são destaques nacional e internacional

O programa possibilitou a participação de atletas roraimenses em grandes eventos esportivos do Brasil e do mundo

Por: PMBV | Foto: Semuc


O programa Bolsa Atleta em 2023, da Prefeitura de Boa Vista, demonstrou seu compromisso em impulsionar talentos locais no cenário esportivo nacional e internacional. Nesta retrospectiva, revisitamos os momentos marcantes proporcionados por esse programa, que tem sido uma fonte vital de apoio para atletas olímpicos e paralímpicos promissores em diversas modalidades esportivas.

Desde o incentivo ao desenvolvimento físico e técnico até o apoio financeiro, o Bolsa Atleta tem desempenhado um papel fundamental na formação de atletas olímpicos e paralímpicos excepcionais e no fortalecimento da comunidade esportiva em Boa Vista. Ao celebrarmos esses feitos, reforçamos o compromisso contínuo da cidade em investir no potencial esportivo local e criar um ambiente propício para a descoberta de futuros campeões.

“Esse incentivo que a Prefeitura de Boa Vista vem aplicando nos atletas de alto rendimento através do Bolsa Atleta é muito eficaz. Suficiente para que a gente tenha maior qualidade, maior desempenho e, com certeza, fortalecer o mercado esportivo dos atletas de Boa Vista”, disse Dyego Monnzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC).

As modalidades apoiadas pelo projeto são Natação, BMX, Ciclismo, Judô, Karatê, Boxe, Atletismo, Águas abertas, Tiro ao Alvo, Ginástica Rítmica e Powerlifting. E 2023 foi um ano de muitas medalhas e conquistas em todas elas.

Entre os melhores do mundo: Adolfo Morotelli com 13 anos de idade subiu ao pódio algumas vezes este ano e atualmente é bicampeão brasileiro e o 4º melhor do mundo no BMX. E o campeão sabe a importância do apoio oferecido pela prefeitura. “Participar de competições é muito caro e ter essa ajuda nos incentiva a manter o foco nos treinos sabendo que vamos competir para conquistar títulos” disse.

Talento do Boxe: Quem brilhou muito esse ano foi a atleta de boxe, Rafaela Silva. A campeã brasileira juvenil e mundial escolar foi convocada para integrar a seleção brasileira no ciclo olímpico dos Jogos de Paris-2024.

“No começo do ano fui para seleção olímpica, fui para o Campeonato Brasileiro onde conquistei o bronze. Participei de campeonatos de clube em São Paulo, onde também fui campeã. E agora, no final do ano, fui campeã dos jogos abertos do Estado de São Paulo, onde se reúnem todas as cidades do estado. Foi um ano bem positivo para mim”, declarou.

Atleta de ouro na Natação: E o que falar do paratleta Kauã dos Santos? O jovem vem se destacando na modalidade e, pela segunda vez, foi convocado para participar da semana de treinamentos de jovens de natação. Além de ter subido ao pódio em todas as competições que participou. Em fortaleza, sua última competição, foram seis medalhas de ouro conquistadas.

“O Bolsa Atleta me incentiva principalmente porque os materiais da natação são caros. Eu compro o traje, óculos e principalmente me ajuda a custear a passagem. Por isso, só tenho a agradecer esse apoio da prefeitura”, disse o atleta.

A melhor do mundo no Karatê – A karateca, Larissa Amorim, foi convocada para representar o Brasil na Gymnasiade 2023 e foi campeã se tornando a melhor do mundo. A jovem atleta também é a atual campeã dos jogos escolares brasileiros e coleciona outros títulos para Boa Vista.

Quem também ganhou destaque nacional foi o atleta Yago Araújo. Categoria Juvenil 2, que irá compor a equipe de natação do Corinthians. Ele foi convidado a integrar o clube e no início de janeiro embarcará para representar o time. Yago conquistou vários títulos na temporada com quebras de recordes.

BOLSA ATLETA – A bolsa consiste em uma ajuda de custo durante um ano que deverá auxiliar em despesas como alimentação, material esportivo, taxas de inscrições em competições, transporte, entre outras. Os valores variam de R$ 500 a R$ 800, dependendo da categoria.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos