Esquema de vacinação em dose única contra o HPV é iniciado em Boa Vista

Estudos técnicos e científicos apontam permanência dos anticorpos com apenas uma dose do imunobiológico

Por: Redação | Foto: Jonathas Oliveira


Com a mudança da estratégia de vacinação contra o HPV pelo Ministério da Saúde, anteriormente administrado em duas doses, Boa Vista inicia a imunização em esquema com dose única disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Distribuída gratuitamente pelo SUS, atualmente a vacina é recomendada para meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos; vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham tomado a vacina; mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos e pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR).

Para garantir a imunização contra o HPV, pais e responsáveis de crianças e adolescentes devem apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF aos profissionais de saúde de Boa Vista.

HPV

O Vírus do Papiloma Humano está associado ao desenvolvimento de quase todos os casos de câncer de colo de útero, que é o terceiro tumor mais frequente e quarta causa de morte por essa doença maligna em mulheres, bem como diversos outros tumores em homens. Sua principal forma de transmissão é por via sexual, sendo uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) mais comuns no mundo.

São cerca de 200 tipos de vírus. No ínicio de março deste ano, o Ministério da Saúde incorporou o teste para detecção do vírus ao SUS, recomendado para ser feito a cada cinco anor. A testagem molecular, além de identificar o HPV, também realiza o rastreamento do câncer de colo de útero.

Estima-se que, anualmente, cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de colo de útero no Brasil. Na região norte, é a principal causa de morte na população feminina. Vacinar-se é a medida mais eficaz de se prevenir contra o HPV.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.