FAMCOR – Coral do Servidor participa de festival no Amazonas

Esta foi a primeira vez em que o grupo se apresentou fora do Estado de Roraima

Por: Semuc | Foto: Chico Batata


O Coral do Servidor da Prefeitura de Boa Vista participou do ‘Festival Amazonas de Corais (FAMCOR)’, considerado um dos maiores do país voltados para essa área. O evento ocorreu em Manaus, entre os dias 28 e 30 de setembro. Foi a primeira apresentação do grupo fora do Estado, junto a outros 30 representantes de corais de todo o Brasil.

Foram duas apresentações no festival. A primeira ocorreu na Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a outra no mundialmente conhecido Teatro Amazonas. No repertório, o Coral do Servidor apresentou as músicas regionais “Makunaimando” e “Piracema”, além da clássica canção internacional “Oh Happy Day” e “Dona Nobes Pacem”, obra em latim.

Momentos inesquecíveis

Com apoio do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), eles foram regidos por Alexandra Macedo e acompanhados pela pianista Claribel Puentes. De acordo com a coordenadora do Coral do Servidor, Jéssica Magalhães, a experiência representa um marco na história do projeto, que já tem cerca de 7 anos.

“Ficamos muito gratos pelo reconhecimento e, mais ainda, com a oportunidade de representar Boa Vista em um evento grandioso como esse. É muito importante para o Movimento de Corais de Roraima como um todo. Na música ‘Makunaimando’, os coralistas cantaram o trecho ‘EU SOU DE RORAIMA’ com muita emoção e a música ‘Oh Happy Day’ foi aplaudida de pé pelo público”, disse.

Sensação de dever cumprido

Além da apresentação, os integrantes do Coral do Servidor tiveram a oportunidade de participar de duas oficinas: uma sobre técnica vocal, ministrada pelo maestro Zacarias Fernandes e a outra intitulada “Como aprender o gestual do Maestro”, ministrada pelo maestro Adroaldo Cauduro. Ambos os profissionais são reconhecidos em todo o mundo.

A servidora Elionai Eleutério, integrante do coral, fez uma avaliação da participação no evento e destacou a evolução do grupo no decorrer dos anos. “Faço parte desde o início. Temos professores eficientes, pacientes e qualificados, que nos ensinam a ter uma técnica vocal melhor. Participar desse evento foi uma experiência riquíssima. Fomos aplaudidos, cumprimentados, elogiados e ao assistir nossa apresentação nos demos conta do quanto evoluímos”, afirmou.

Evento mundial

Em março deste ano, o Coral do Servidor participou de um evento mundial, o “Coros Pela Paz”, que contou com mais de 25 mil membros de corais de todo o mundo, em uma live. A ideia FOI promover um canto coletivo pela paz, com foco na guerra da Ucrânia e outros conflitos bélicos ainda ativos.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos