Festival japonês Tanabata Matsuri acontece em outubro, no Caçari; confira programação

Por: ANIR | Foto: Fábio Cavalcante


A Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR) está se preparando para promover o aguardado “Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas”. Essa é uma das mais importantes celebrações da cultura japonesa. A edição 2023 do evento ocorrerá no dia 5 de agosto, a partir das 15h, no Centro Cultural da ANIR com uma programação repleta de atividades culturais e gastronômicas.

Com o objetivo de manter viva a tradição japonesa em Roraima, a ANIR planejou diversas atrações para o festival deste ano. Entre elas, destacam-se oficinas de Origami (arte com dobradura de papel), Nihongo (idioma japonês) e Maquiagem Cosplay – ministrado pelos cosplayers Gaby Damasceno e Yohan.

Além disso, o evento vai contar com apresentações de danças típicas (odori) com o Grupo Himawari e performances de música tradicional japonesa, com o grupo de Taiko da ANIR, Taizan Hokuto, que prometem transportar o público para o Japão ancestral.

No festival haverá ainda venda de comidas típicas, como guiozánikuman e kushiyaki, proporcionando uma verdadeira experiência da gastronomia japonesa.

Peça teatral sobre a Lenda de Tanabata

Também será apresentada peça teatral contando a Lenda de Tanabata (leia mais abaixo), pelos alunos do Instituto Roraimense da Cultura Japonesa (IRCJ).

Conforme o presidente da ANIR, Shiromir Eda, o Tanabata Matsuri é uma forma de unir as duas culturas, brasileira e japonesa, assim como promover a compreensão mútua entre os povos.

“Um dos papéis fundamentais da ANIR é difundir a cultura japonesa, com a integração das famílias de descendência japonesa, com a sociedade roraimense. E o Tanabata Matsuri é uma dessas ferramentas de integração, além de difundir em Roraima um pouco da essência do que é o Japão”, disse.

O evento vai acontecer no Centro Cultural da ANIR, localizado na Rua da Mangueira, 477, bairro Caçari. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp 95 99175-7573 ou então pelas redes sociais da ANIR: Facebook e Instagram.

Mais sobre a cultura

Tanabata é uma encantadora lenda japonesa que remonta o século 17. A história é baseada na crença de que duas estrelas, Altair e Vega, representando dois amantes, Orihime (a Princesa Tecelã) e Hikoboshi (o Pastor de Bois), estão separados pela Via Láctea durante todo o ano. Contudo, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, eles têm a chance de se reencontrar.

De acordo com a lenda, Orihime era uma habilidosa tecelã que morava no lado leste da Via Láctea, enquanto Hikoboshi vivia no lado oeste, dedicando-se a cuidar de bois. Os dois se apaixonaram perdidamente, mas o envolvimento amoroso deles os distraiu de suas tarefas.

Portanto, como consequência, os deuses decidiram separá-los com a promessa de que, se trabalhassem duro e com afinco, poderiam se reunir brevemente uma vez por ano.

Nesse dia especial, comemorado em todo o Japão através do festival Tanabata, as pessoas escrevem seus desejos em tiras de papel colorido e as penduram em bambus, esperando que suas súplicas cheguem aos céus e se realizem.

Dessa forma, a lenda de Tanabata celebra o poder do amor verdadeiro, a perseverança em alcançar metas e a crença na magia de uma noite especial para unir almas gêmeas.

Programação do Tanabata Matsuri

Sábado (5)

  • 15h – Oficina de Origami | Aula de Idioma Japonês (Nihongo);
  • 15h45 – Oficina de Origami | Aula de Idioma Japonês (Nihongo);
  • 16h30 – Oficina de Artes Marciais | Oficina de Cosplay;
  • 17h15 – Desfile de Cosplay;
  • 18h – Concurso de Oratória;
  • 19h20 – Apresentação Teatral: “A Lenda do Tanabata“;
  • 19h55 – Apresentação: Grupo Himawari;
  • 20h15 – Apresentação de Taiko: Grupo Taizan Hokuto;
  • 20h30 – Bingo da ANIR.

As vendas de comidas típicas a partir das 16h.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos