Frota de ambulâncias do Samu em Boa Vista é renovada em 75% com entrega de novos veículos

Os novos veículos estão no “Padrão SAMU 192” e vão atender as unidades de Suporte Básico de Vida


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (SAMU-BV) recebeu reforço nesta quinta-feira, 27, com a entrega feita pelo prefeito Arthur Henrique de três novas ambulâncias.  Os novos veículos estão no “Padrão SAMU 192” e vão atender as unidades de Suporte Básico de Vida, nos casos de urgência que necessitem de pronto atendimento, mas sem risco de morte iminente.

Com isso, Arthur renova em 75% a frota do serviço, e proporciona mais conforto e segurança, tanto para as equipes de atendimento como para os pacientes. Os veículos foram adquiridos por meio de Emenda parlamentar do deputado federal Nicoletti e do ex-deputado federal Édio Lopes. Para o prefeito, as novas ambulâncias representam maior valorização aos profissionais do Samu.   

“Temos percebido um aumento nos atendimentos dos casos de necessidade emergencial do nosso Samu. São cerca de 900 por mês. E por isso hoje nós estamos fazendo a renovação da frota. Essas ambulâncias são de alta tecnologia, equipamentos adequados, climatizadas, que vão dar mais condições de segurança aos socorristas e aos pacientes”, disse o prefeito.

O SAMU BV é o principal componente de atendimento móvel de urgência da Rede de Urgência e Emergência, sendo também uma importante estratégia de saúde pública para o enfrentamento da morbimortalidade decorrente da violência e acidentes de trânsito, e que tem demonstrado aumento considerável nos últimos dois anos.

Em 2021, o prefeito Arthur entregou a primeira “Base Descentralizada” própria do SAMU, localizada no Jardim Tropical, que comporta duas equipes operacionais. Em outubro de 2022, a entrega foi de equipamentos de emergência para as equipes, como botas, pranchas de mobilização do corpo e cabeça, joelheiras, camiseta, mochila e oxímetro de pulsos, além de uma nova viatura, um Veículo de Intervenção Rápida (VIR).

Atendimentos

O serviço foi implantado em 2008, com quatro ambulâncias, sendo três de Suporte Básico de Vida e uma Ambulância de Suporte Avançado de Vida (destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco).

Atualmente, a equipe é composta por 65 socorristas distribuídos entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância. Além disso, o serviço é o único com uma unidade de suporte avançado e mais três de suporte básico, com maior efetivo operacional do Estado.

De janeiro de 2016 a dezembro de 2022, o SAMU Boa Vista atuou em mais de 53.217 acionamentos, com média de 633 acionamentos mensais. Em 2019, com as instalações do novo prédio, a prefeitura levou melhores condições operacionais que o SAMU/BV já teve em sua história.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos