Governo pretende retirar mais garimpeiros da TI Yanomami em nova operação

Ministro da Justiça, Flávio Dino, afirma que garimpeiros permanecem na região, mesmo após oportunidades para saída pacífica

Por: Redação | Foto: Chico Batata/Greenpeace


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou na terça-feira (9), em audiência na Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal, que nos próximos dias as forças de segurança do Governo Federal irão iniciar mais uma operação para a remoção de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami em Roraima.

Atualmente, há uma Comissão Temporária Externa no Senado Federal que está acompanhando a situação dos Yanomami e a remoção dos garimpeiros. O relatório feito pelo senador Hiran Gonçalves (PP-RR) deverá ser entregue entre o final de maio e o início de junho.

Flávio Dino afirmou que o Governo Federal vai destinar 475 membros da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Força Nacional, além de uma participação mais intensa das Forças Armadas no processo.

“O comandante [do exército] Tomás Miguel e o ministro [da Defesa José] Mucio estiveram conosco na última reunião e, com esse reforço por parte das Forças Armadas, creio essa desintrusão será finalizada com brevidade”, afirmou o ministro.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos