Guarda Civil de Boa Vista recebe novas viaturas para reforçar patrulhamento na Capital

Com a renovação da frota, o município vai fortalecer as ações de segurança pública na capital, inclusive através de rondas escolares

Por: PMBV | Foto: divulgação


A Guarda Civil Municipal de Boa Vista recebeu 16 novas viaturas nesta quarta-feira, dia 3, na Praça de Eventos Aderval da Rocha. Com a renovação da frota, o município vai fortalecer as ações de segurança pública na capital, proporcionar melhores condições de trabalho aos guardas civis e fazer um patrulhamento mais efetivo nos espaços públicos, inclusive através de rondas escolares.

Duas viaturas serão destinadas para a Patrulha Maria da Penha, que atua no combate à violência contra a mulher, que possui medida protetiva expedida pelo Tribunal de Justiça de Roraima. No total, foram adquiridas 20, sendo que quatro serão destinadas à Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

O prefeito Arthur destacou que a Guarda Civil de Boa Vista é uma das mais preparadas e equipadas de todo o Brasil, fruto do comprometimento da gestão em garantir maior segurança à população e ao patrimônio público.

“Estamos renovando toda a frota de viaturas da GCM. Os carros possuem equipamentos de alta tecnologia, para dar mais mobilidade para os nossos guardas e mais segurança para a população. As viaturas foram adquiridas com recursos próprios e elas devem atender tanto a área urbana, quanto a zona rural de Boa Vista”, disse o prefeito. 

Atualmente, o efetivo da guarda atualmente é de 328 profissionais, com previsão de aumento com a oferta de novas 150 vagas por meio de concurso público em andamento. A instituição atende, em média, 3.500 a 4.000 ocorrências por ano. Dentre os principais registros estão: entorpecentes, agressão, furtos, porte de arma branca e ameaça.

“Esta aquisição é uma demonstração de sensibilidade e compromisso com a segurança pública. Com as novas viaturas, teremos mais capacidade e suporte para prestar um bom serviço à sociedade que merece todo esse investimento”, disse o comandante da GCM, Wilson Francisco.

Boa Vista Segura – Para reforçar a segurança pública da capital, foi lançado no dia 14 de abril, o Programa Boa Vista Segura com um moderno sistema de monitoramento da cidade e das escolas municipais. De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Lima, dessa forma é possível sistematizar o cuidado com as pessoas, tornando o trabalho da CGM mais eficiente no que diz respeito a monitorar cada passo da população.

“As novas viaturas vieram para consolidar aquilo que a GCM já faz por videomonitoramento. Agora teremos como deslocar os guardas aos locais onde as infrações acontecem e coibir a criminalidade da nossa cidade”, afirmou o secretário.

Investimentos – Nos últimos dois anos, a Guarda Civil Municipal recebeu diversos investimentos importantes, tanto na área de pessoal como logística. Dentre eles, o Auxílio Fardamento, que passou de R$ 800 para R$ 2.400.

Além disso, 35 novos GCMs classificados no último concurso de 2019, foram empossados, reforçando o efetivo da capital. Vale ressaltar que desde 2017, a corporação passou a atuar com uso de armas de fogo, por meio de um convênio com a Polícia Federal, mediante cursos de capacitação, treinamento e qualificação anual.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos