Hemoraima realiza blitz educativa sobre doação de sangue

Por: Sesau Roraima | Foto: Brenda Lima


O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 14, uma blitz para sensibilizar e captar novos voluntários para a doações de sangue.

A ação foi executada em parceria com a instituição Maximus Cursos, e contou com o apoio especial do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima, que realizou controle e a segurança das equipes envolvidas.

Segundo a Assistente Social do Setor de Captação do Centro, Hellen Bessa, a ação é essencial para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da doação.

“Com a população crescendo, estão ocorrendo mais acidentes, as cirurgias eletivas estão ocorrendo em grande escala e frequência. Isso demanda a necessidade de muitas bolsas de sangue na mesma medida que recebemos doações”, explicou.

Na ocasião, foi feita a distribuição de panfletos para os motoristas que transitavam pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente à unidade.

O autônomo Deneandro Pinheiro, de 38 anos, não é doador ainda, mas ficou sensibilizado com a ação desenvolvida pelos parceiros do Hemoraima.

“É bom que incentiva as pessoas, porque a necessidade de sangue é grande e têm poucos doadores que não têm essa consciência. É possível levar isso para o dia a dia das pessoas, para eles se conscientizarem a doar e ajudar o próximo”, ressaltou o motorista.

A blitz se estenderá até a sexta-feira, dia 15, para sensibilizar o máximo de pessoas possíveis.

SEJA DOADOR

Para ser doador é preciso ter a partir de 16 anos até os 69 anos, caso seja menor de idade é necessário estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.

Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.

É importante ressaltar ainda que doadores do sexo masculino podem doar a cada 61 dias e mulheres precisam de um intervalo de 91 dias para fazer a doação.

O Hemoraima está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

Confira a programação:

14/12 – Blitz

Horário: 15h

Local: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente ao Hemoraima.

15/12 – Blitz

Horário: 8h

Local: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente ao Hemoraima.

15/12 – Blitz

Horário: 15h

Local: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente ao Hemoraima.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos