Inscrições para 2ª edição do Fies 2023 vão até sexta-feira (7)

São mais de 77 mil vagas em 1.266 instituições privadas. Inscrições devem ser realizadas até sexta-feira (7), pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Por: Brasil 61Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

________________________________________________________________________________________________________________

O Ministério da Educação abriu as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2023. Os interessados  devem se inscrever até 23h59 de sexta-feira (7), por meio do Portal Único de Acesso ao  Ensino Superior. Nesta edição são ofertadas 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas.

Para participar do processo seletivo do Fies o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos, não ter zerado a redação e ter média superior a 450 pontos nas provas. 

O economista Marcos Sarmento Melo afirma que o financiamento estudantil é uma ótima iniciativa, pois possibilita aos estudantes que ainda não possuem condições o acesso a um curso superior. 

“É interessante porque faz com que o estado subsidie a taxa de juro que a pessoa depois vai pagar possibilitando que ela tenha um pagamento de prestações mais baixas e assim ela possa ao longo do tempo depois quando ela tiver um emprego que tenha uma renda maior possibilitada pelo curso superior, efetuar os pagamentos e aí alimenta todo processo fazendo com que outras pessoas tenham a possibilidade também de tomar o crédito e assim conseguir avançar na carreira profissional”, afirmou Sarmento. 

No dia 11 de julho o MEC vai divulgar a ordem de classificação e pré-seleção em chamada única, no Portal Único de Acesso. Os pré-selecionados têm entre os dias 12 e 14 de julho para complementar as inscrições. A convocação por meio da lista de espera está prevista para acontecer entre os dias 18 de julho e 29 de agosto. 

O Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao Programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos