Inscrições para Startup OutReach Brasil seguem abertas até o dia 28 de abril

Com ciclo em Singapura, programa de internacionalização selecionará até 40 startups para a primeira fase

Por: Agência Sebrae de Notícias | Foto: divulgação


O Startup OutReach Brasil, programa gratuito de internacionalização de startups nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo, abre inscrições para seu novo ciclo em Singapura. Os empreendedores interessados poderão se inscrever pelo site do programa no período de 3 a 28 de abril.

Serão selecionadas até 40 startups para a primeira etapa do programa, a Missão Virtual, que se inicia em junho de 2023; e 15 startups para a Missão de Imersão, que acontecerá entre agosto e novembro.

Além das atividades oferecidas regularmente pelo Startup Outreach Brasil, as startups selecionadas para a Missão de Imersão em Singapura terão a oportunidade de participar presencialmente na “Singapore Week of Innovation and Technology”, maior evento anual dedicado a startups de setores diversos no sudeste asiático.

“Singapura se mostra um ecossistema pujante e com recursos para investir em startups estrangeiras. Em 2022, o Sebrae, Apex e Itamaraty realizaram uma seleção de negócios inovadores para participar da SWITCH Tech Fair, uma grande feira de inovação e tecnologia na Ásia, e nesta iniciativa observou-se o potencial deste mercado. Queremos repetir o sucesso de acesso a este mercado com o Startup Outreach Brasil, ciclo Singapura”, afirma Cristina Mieko, gestora nacional de startups do Sebrae.

A iniciativa tem o objetivo de promover a inserção de negócios inovadores brasileiros em ecossistemas de inovação dinâmicos, por meio de ações de capacitação, mentoria e conexão (online e presencial) com parceiros de negócios e atores de destaque dos destinos.

Estrutura do programa

O ciclo Singapura será formado por atividades online e presenciais. Após o anúncio das 40 startups aprovadas para participar do programa, terá início a Missão Virtual, com atividades que buscam capacitar os empreendedores e orientá-los na prospecção de parceiros de negócios no país de destino. Os empreendedores terão acesso a treinamento de pitch internacional, mentorias técnicas e coletivas e participação em agenda virtual de negócios organizada por um matchmaker.

As 15 empresas com mais oportunidade de expansão internacional terão a oportunidade de participar da Missão de Imersão, que combina programações virtuais e presenciais para aprimorar a capacitação e promover a integração das startups ao ecossistema de inovação em Singapura.

Durante a missão, os empreendedores receberão suporte em matchmaking, visitarão ambientes de inovação e farão conexões com importantes atores do cenário de empreendedorismo inovador em Singapura. Lá, eles terão a oportunidade de apresentar pessoalmente seus negócios a investidores, potenciais clientes e parceiros, além de participar do Singapore Week of Innovation and Technology (SWITCH) inseridos na banca brasileira no evento, onde poderão apresentar suas ideias, se conectar com agentes de inovação de diferentes setores, participar do diálogo sobre novas ideias e de diversas atividades.

Sobre o destino

Um dos principais centros econômicos do mundo, Singapura é uma cidade-estado localizada no sudeste da Ásia, conhecida por sua riqueza econômica, alta qualidade de vida e forte presença comercial e financeira na região, além de infraestrutura física e digital de classe mundial. Com um PIB per capita elevado e considerável estabilidade política e econômica, a economia de Singapura é baseada no comércio, na indústria financeira e no setor de serviços, com empresas multinacionais de todo o mundo estabelecendo presença no país.

Sua política econômica é marcada pela ampla abertura ao comércio internacional e ao investimento estrangeiro e pelos incentivos ao empreendedorismo e à inovação. A educação pública e universal de alta qualidade e o contínuo treinamento de mão de obra são considerados importantes fatores para o sucesso econômico de Singapura, com grandes investimentos por parte do governo em programas de desenvolvimento de talentos. A adoção do inglês como língua oficial, o ambiente regulatório e legal favorável aos negócios, a forte proteção à propriedade intelectual, o simplificado sistema tributário, e os diversos programas públicos de incentivo ao empreendedorismo e à inovação criam um ambiente propício para o crescimento de startups.

Singapura é também considerada um dos melhores lugares para se começar uma empresa na Ásia, pois conta com um ecossistema vibrante de investimento em capital de risco, com diversos fundos de venture capital e programas de aceleração de startups. Setores como biotecnologia, tecnologia da informação, inteligência artificial e ciências da vida estão florescendo na cidade-estado, que se tornou uma das principais plataformas para inovação e empreendedorismo na região. Além disso, Singapura encoraja empresas de tecnologia e startups de todo o mundo a se estabelecerem no país, consolidando-se como importante centro de inovação global.

Cronograma do Ciclo Singapura

Período de inscrições: 03/04/2023 a 28/04/2023;
Divulgação das startups aprovadas: 06/06/2023;
Missão Virtual: 06/06/2023 a 11/08/2023;
Missão de Imersão: 22/08/2023 a 03/11/2023;

Sobre o Startup OutReach Brasil

O Startup OutReach Brasil é um programa gratuito de internacionalização de startups nos ecossistemas mais promissores do mundo, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Desde 2017, o programa já realizou 14 ciclos de internacionalização em nove países. O programa já apoiou a internacionalização de mais de 250 startups, facilitando a geração de mais de US$ 24 milhões em negócios.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos