Jornalista cria projeto ‘Maternar’ para ajudar pais na alfabetização dos filhos em casa

Cacau Bastos dá dicas de conexão afetiva e educação focada em atividades lúdicas pelo Instagram

Por: Bruna Cássia | Foto: reprodução

Com a pandemia da Covid-19, que pegou o mundo de surpresa, as aulas presenciais foram suspensas e as crianças começaram a passar mais tempo em casa.

Em conversa com colegas, a jornalista Cacau Bastos notou que muitos pais tinham dificuldade em relação à educação da criança, seja para fazer as atividades ou colocar as crianças para estudarem.

Foi então que a Cacau teve a ideia de ajudar essas famílias com o que ela já sabia. Por ter iniciado o curso de Pedagogia, ela tem muita facilidade com a alfabetização infantil e já utilizava as técnicas em casa, com o filho Frederico de 5 anos.

A página Maternar foi criada no Instagram e ela passou a publicar conteúdos de educação afetiva e educação focada em atividades lúdicas.

“Para mim, educar em casa é algo bem natural. Eu percebi que essa habilidade que eu tinha poderia ajudar outros pais que enfrentam dificuldades, porque essa parte da alfabetização não é algo fácil, mas ao mesmo tempo com dicas simples, de convivência e rotina faz com que a criança aprenda com mais facilidade”, informou.

São por meio de fotos e vídeos gravados pela jornalista que os conteúdos são apresentados pelo público que acompanha a página.

“A ideia é mostrar que todo mundo é capaz de alfabetizar uma criança, aplicando atividades como leitura, principalmente porque a oralidade das crianças inicia com a leitura, então é importante o fato de os pais ensinarem e que leem para os filhos, o que promove a imaginação”, acrescentou.

E não para por aí! Além do conteúdo no Instagram, a Cacau fornece atividades de forma individual para as pessoas que entram em contato com ela. “O Instagram é mais para dias. Eu mando tarefas e trabalhos, que faço com meu filho, para essas pessoas”, disse.

A iniciativa tem pouco tempo, mas já gratificante para ela que tem recebido um retorno positivo do trabalho.

“O feedback é positivo. Pessoas que acompanham a página afirmam que o projeto tem ajudado elas com os filhos”, comemorou

Siga a Maternar

“Maternidade e Educação é um espaço virtual onde planejamos criar uma comunidade para falar sobre a maternidade, os sucessos e os desafios que enfrentamos no dia a dia”, diz a biografia do perfil.

Quem tiver interesse em acompanhar o conteúdo do perfil, basta seguir o endereço no Instagram: @maternidade.educacao.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.