Jornalista lança livro sobre simbologia e sentido nas lendas de Roraima

O material também está sendo lançado na internet reforçando lendas e mitos contados por povos através dos tempos


Canaimé, Tepequém, Monte Roraima e os bichos aos redores manifestam o contexto de Cruviana em Tauman de Macunaíma, obra literária infanto-juvenil inédita do jornalista Michel Sales. A narrativa é uma composição poética que desbrava e engrandece a simbologia indígena tão significativa na extensão Norte do Brasil.

Segundo o autor, o livro instiga a interação do leitor ao encontro de excentricidades curiosas, tentando abrir caminhos para interpretações diversas, vestindo sua mente com mensagens sinuosas. “Cruviana em Tauman de Macunaíma é um improviso erudito baseado em fragmentos épicos de lendas, poemas e canções, tomando como referências escritores consagrados da literatura mundial, desde Mário de Andrade, Guerra Junqueiro, Mário Quintana, Castro Alves, John Milton, William Shakespeare, Fernando Pessoa e outros mais que refletiram luz na composição deste trabalho”, explicou.

Cruviana em Tauman de Macunaíma está sendo lançado na internet reforçando lendas e mitos contados por povos através dos tempos, agregando episódios reais e históricos, argumentando situações misteriosas. “Esta é uma leitura que deve ser devorada num fôlego só, observando seu forte domínio simbólico dando sentido às coisas do mundo”, comentou.

Contando com ilustrações de Livea Carmo, Cruviana em Tauman de Macunaíma também acentua o viés educativo da arte. “A Livea fez um trabalho original e muito bonito, suavizando toda a proposta, também com intuito de aproximar o leitor à narrativa, remetendo a chance de colorir as concepções, permitindo sua integração na construção literária. E esta leitura ainda amplia a criatividade do leitor para pensar profundamente em temas diversos da cultura mundial”, concluiu.

O CONTISTA

Além de jornalista, Michel Sales é licenciado em Educação Física, também é autor da série Educação Física em Quadrinhos, Volumes 1 e 2, onde apresenta mapas mentais de estudo, além de uma gama de atividades clássicas em conformidade com as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), destacando Esportes, Ginástica, Dança, Lutas, Práticas Corporais de Aventura, Brincadeiras e Jogos.

Michel Sales
Foto: arquivo pessoal

Como agente cultural do grupo RR Clube HQ, Michel articulou vários eventos culturais em Boa Vista, dentre eles o Comics Fãs, destacando os 75 anos do Batman, realizado no Espaço União Operária/UFRR (Universidade Federal de Roraima); o Hobbit Day, no Overdoze, com apoio do Sesc-RR (Sistema Social do Comércio em Roraima).

Ele também tem participação em Feiras de Ciências em escolas estaduais e municipais, e inauguração de lojas, como o Diecast RR – Dia da Toalha, na Mega 3; Diecast RR – Dia do Futuro, Diecast RR – Despertar da Força, ambos no Pátio Roraima Shopping; Bem como o Cosday na loja Panda Eletrônicos, e o Diecast RR – Militaria, na Loja GP Mania, ambos no no Roraima Garden Shopping; No currículo ainda consta o Mercado de Pulgas, entre outros, e tudo isso com objetivo de reunir colecionadores de quadrinhos, figuras de ação, carrinhos e etc.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos