Jovens do Crescer aprendem noções importantes para um trânsito seguro em Boa Vista

A Oficina de Trânsito do Crescer visa a formação de multiplicadores para o trânsito, de forma que envolvam tanto a família quanto a população em geral

Por: PMBV | Foto: Katarine Almeida


Uso de cinto de segurança, andar na faixa de pedestres e evitar usar o celular ao atravessar a rua. Estes foram alguns dos temas abordados durante uma palestra ministrada nessa quarta-feira, 29, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) para alunos do Projeto Crescer. O foco não poderia ser outro: formar condutores conscientes e cidadãos responsáveis no trânsito.

Os jovens fazem parte da Oficina de Trânsito, do Crescer. A palestra foi ministrada pelo chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet), Ney Brito. Segundo ele, a proposta é a formação de multiplicadores para o trânsito, de forma que envolva tanto a família quanto a população em geral.

“A intenção é tanto para que eles possam nos ajudar em nossas ações educativas, quanto para se tornarem multiplicadores dessa conscientização por um trânsito mais seguro. Após passarem por essas ações, eles estarão aptos a falar com familiares, vizinhos e amigos, sobre os cuidados que devem ser tomados no dia a dia do trânsito”, explicou.

Ney Brito, chefe da DEPET/SMTRAN: “Após passarem por essas ações, eles estarão aptos a falar com familiares, vizinhos e amigos, sobre os cuidados que devem ser tomados no dia a dia do trânsito”

Além da palestra expositiva, também foram utilizados vídeos informativos, maquetes e outras atividades lúdicas, inclusive com uso de fantoches, para que os jovens compreendam a necessidade de seguir as leis e recomendações de trânsito. Arthur Fernandes, 17 anos, está há oito meses integrando a Oficina de Trânsito e ficou muito surpreso com as informações que recebeu.

“Foi uma palestra bem informativa. Os vídeos que assistimos foram bem impactantes e nos mostraram a realidade sobre o que acontece quando não tomamos atitudes corretas, como usar o cinto de segurança. Sempre que posso, levo essa mensagem para a minha família. E tenho um cuidado muito grande com minha irmã pequena, que é minha vida. Sempre prezo pela segurança dela”.

Para Arthur Fernandes, atenção no trânsito é fundamental até para pedestres

A gerente da Oficina de Trânsito do Crescer, Ana Paula Lima Duarte, destaca a importância desse tipo de atividade, que pode contribuir inclusive na formação profissional dos jovens integrantes. “Quem sabe eles possam despertar dentro de si o desejo de fazer concurso público para a Smtran ou Guarda Municipal, ou ainda atuar no ramo de autoescola e contribuir com essa formação de novos condutores”.

Ana Paula Lima: Conhecimento sobre o trânsito pode influenciar jovens também na área profissional

A Oficina – Composta por mais de 40 integrantes do Projeto Crescer, a Oficina de Trânsito é um importante polo de formação de jovens com uma consciência pela segurança viária. As atividades acontecem de segunda a sexta, das 08 às 12h e das 14h às 18h. Lá, eles aprendem sobre a legislação brasileira de trânsito e participam de atividades lúdicas e ações nas ruas, unindo a teoria e a prática através de blitzen educativas.