Laboratório Didático Móvel garante um estudo mais prático e experimental para alunos em Boa Vista

Atualmente, 92 equipamentos dinamizam o ensino em 56 escolas municipais da capital

Por: PMBV | Foto: Wélika Matos

Aprender ciências da natureza, geografia, biologia, noções de química e física nunca foi tão divertido como agora, com o Laboratório Didático Móvel. Um equipamento inovador que chegou na rede municipal no início deste ano, trazendo um leque de oportunidades aos professores e alunos, possibilitando um ensino mais prático e experimental dos conteúdos dos livros.

Este novo recurso pedagógico está presente em 56 escolas municipais, da área urbana, rural e indígena. O município adquiriu 92 equipamentos com 245 itens diversificados como tubos de ensaio, microscópio, anatomia, esqueleto humano, mapa, bússola e diversos outros itens, que está transformando a sala de aula convencional em um verdadeiro laboratório de ciências. A criançada aprende na prática as teorias dos livros didáticos.

Quem sempre reserva o laboratório para tornar as aulas mais dinâmicas é a professora Nelyjane Oliveira, da Escola Municipal Edsonina de Barros Vila. Seus alunos já utilizaram o planetário para aprenderem mais sobre o sistema solar, já fizeram a experiência do vulcão e diversos outros experimentos com os itens que só cientistas de verdade utilizam.

“É bem interessante. Proporciona um leque de experiências para eles, é uma novidade que deixou todos apaixonados. Já tivemos a experiência do vulcão. Fizemos também uma comparação de como seria esse vulcão por dentro quando entra em erupção. Sempre que dá utilizo o equipamento dentro do meu planejamento de aulas”, disse.

A aluna Alice Rocha, 10 anos, do 4º Ano D, se empolga em todas as aulas com o laboratório, até porque Ciências é sua disciplina favorita. “Acho muito legal e interessante. As aulas estão mais divertidas e eu amo ciências. Quando eu crescer quero ser cientista”, disse.

Os Laboratórios foram destinados a atender alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e EJA (1ª à 4ª série). Além da variedade de itens científicos, tem um conjunto para jardinagem, estojo de primeiros socorros e estojo de ferramentas, mini extintor de incêndio, dentre outros.

“É um equipamento que veio associar a teoria à prática, pois hoje sabemos que, de fato, é importante na formação dos alunos. É um dos investimentos que mais me deixou feliz, porque sou formado em ciências biológicas, e nos laboratórios onde já estudei não tinha metade desses recursos. Vejo que a prefeitura se preocupa em trazer um material inovador para as crianças para que possam, de fato, compreender melhor o assunto através de experiências práticas”, disse Emesson Aquino, vice-gestor.

Capacitação – Os professores passaram por uma capacitação para usarem o equipamento, que veio com um manual de instruções e material didático rico em atividades que podem ser aplicadas em sala de aula. Eles também receberam um link de uma plataforma em que eles têm acesso para assistir a diversos vídeos de práticas de laboratório que podem ser feitas com os alunos. 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos