Localidades do interior de Roraima são atendidas com eletrificação rural

Com apoio de Romero Jucá, a energia chegou à Vila dos municípios do Cantá, Iracema, Alto Alegre e Boa Vista

Com informações da Ascom Romero Jucá | Foto: divulgação

O acesso à energia elétrica é um desafio no mundo todo. Conforme um estudo feito por diversas organizações, incluindo a ONU e a OMS, mais de 759 milhões de pessoas no mundo ainda não têm energia em casa. Por isso, a importância das obras de eletrificação rural, por exemplo. 

Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), no Brasil são mais de 1 milhão de pessoas que vivem sem energia. Da mesma forma, o estudo diz que o maior desafio está na Amazônia Legal. Assim, estima- se que na região, mais de 990 mil pessoas vivem sem o acesso à energia. 

Roraima, portanto, está dentro dessa realidade. E foi para levar esse serviço básico para mais pessoas que o presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, trouxe os recursos para obras de eletrificação rural.

“Eu entendo que a energia é o básico para o desenvolvimento de um lugar. E, da mesma maneira, é o que traz o mínimo de dignidade para a vida das pessoas. No nosso Estado, ainda temos muitas áreas isoladas onde esse serviço ainda não funciona 24h. Por isso, no Senado Federal, eu busquei recursos para as obras de eletrificação rural”. 

Assim, com o apoio de Romero Jucá, a energia chegou à Vila dos municípios do Cantá, Iracema, Alto Alegre e Boa Vista, por exemplo. Ele também ajudou com a entrega de motores de energia para comunidades como as do Baixo Rio Branco.

A Eletrificação Rural melhora vidas

O produtor Anacleto Bispo mora há 30 anos no município de Cantá, na Vila Felix Pinto. Ele veio para Roraima em busca de uma vida melhor. E aqui, então, decidiu trabalhar com a produção rural. 

Contudo, Anacleto viveu muitos anos sem a energia elétrica. Uma realidade que só mudou com a obra de eletrificação rural feita com o apoio de Romero Jucá.

“A gente viveu muito tempo sem energia. Mas, quando ela chegou, melhorou muito para nós. Agora a gente vê as notícias e bebe uma água gelada. Então, eu agradeço muito ao Romero porque ele pensou na gente”. 

Só no município do Cantá, foram 50 km de rede de energia nas Vilas São José, União, Santa Rita bem como na Felix Pinto. E em breve, as obras de eletrificação rural devem chegar em mais vilas do município de Alto Alegre. Os recursos estão garantidos para a Prefeitura e vão atender as Vilas São Silvestre, Paredão e o P.A. Novo Planalto.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos