Maio Amarelo: Detran promove blitze educativas e palestras durante todo o mês

Este ano, a campanha Maio Amarelo trabalha o tema ‘Juntos Salvamos Vidas’ e encerra no dia 29 com um passeio ciclístico

Com informações de Edilson Rodrigues | Foto: Detran-RR

Com objetivo de aumentar a segurança aos condutores e pedestres e reduzir os impactos negativos causados pela imprudência no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) lançou a campanha de preservação à vida Maio Amarelo.

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha faz referência ao respeito e responsabilidade que cada indivíduo deve ter no trânsito. O presidente do Detran-RR, coronel Álvaro Duarte, disse que a programação deste mês de maio será focada na conscientização sobre a educação no trânsito.

“Iremos promover várias atividades como palestras educativas em escolas e em empresas privadas, workshop com a participação das instituições que trabalham com questões relacionadas ao trânsito, entre outras, e encerraremos a programação no dia 29 deste mês com um passeio ciclístico”, disse.

Demais ações

Durante o mês, o Detran-RR vai orientar e fiscalizar o trânsito em frente a algumas unidades escolares, no embarque e desembarque das crianças. Em seguida, será ministrada uma palestra interativa e lúdica aos alunos e funcionários da escola, sobre a educação e segurança no trânsito.

As ações, no decorrer de todo o mês, englobarão também palestras nas empresas através do projeto “Agente Palestrante” e nas escolas com o “Criança Segura na Escola”; blitze educativas com os projetos “Pé no Freio” e “Cidadão Consciente, Trânsito sem Acidente”; e operações Lei Seca aos finais de semana com apoio das forças de segurança.

A campanha busca alertar a população sobre o risco de não usar o cinto e demais dispositivos de segurança, usar ou segurar o aparelho telefônico enquanto conduz veículos, a importância de se atentar para os pontos cegos do veículo, manter a velocidade permitida em cada via, redobrar a atenção no trânsito, bem como manter as documentações devidamente regularizadas (CNH e Licenciamento Veicular).

A programação conta com o apoio da Polícia Militar de Roraima (PMRR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat),

Maio amarelo

O movimento é internacional e acontece anualmente desde 2014, para sensibilizar a população sobre a segurança no trânsito. Foi instituído com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), publicada em 11 de maio de 2011, por isso maio foi escolhido como o mês para o evento. 

É uma ação coordenada entre poder público e sociedade civil organizada para, efetivamente, discutir o tema “trânsito” e propagar conhecimentos acerca da segurança viária.

Confira a programação da Campanha Maio Amarelo

  • Quarta-feira (11), 10h: Ação educativa na sala de espera da Caer.
  • Quinta-feira (12), 9h: Palestra educativa no TCERR e ação educativa às 8h na Escola 13 de Setembro.
  • Sexta-feira (13), 9h: Blitz educativa em frente à Assembleia Legislativa, com a Liga de Trauma de Fisioterapia.
  • Sábado (14), 9h: Ação educativa na Associação de Mototaxistas Cooper. 
  • Terça-feira (17), 9h: Blitz educativa na Avenida Glaycon de Paiva, em frente a Feira do Produtor, com a Liga de Trauma de Fisioterapia.
  • Quarta-feira (18), 7h: Blitz educativa na Escola Fagundes Varela.
  • Sexta-feira (20), 9h: Blitz educativa na Avenida Estrela D’alva, em frente a Caixa Econômica, com a Liga de Trauma de Fisioterapia.
  • Sábado (20) das 10h às 22h: Ação educativa no Roraima Garden Shopping, com entrega de material educativo e exposição da minicidade, viaturas e motocicletas do Detran.
  • Terça (24), 9h: Blitz educativa na Avenida Ataíde Teive, em frente ao Centro de Reabilitação, com a Liga de Trauma de Fisioterapia.
  • Quarta-feira (25), 8h: Palestra educativa na Funasa. 
  • Sexta-Feira (27), 8h: Workshop no Plenário da OAB Roraima.
  • Sábado (28), das 10h às 22h: Ação educativa no Pátio Roraima Shopping, com entrega de material educativo e exposição da mini cidade e das viaturas e motocicletas do Detran. 
  • Domingo (29): Passeio ciclístico.
  • Terça-feira (31), 9h: Simulação de acidentes com a participação do Corpo de Bombeiros.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos