Mais de 80% de Boa Vista conta com iluminação pública de LED

A previsão é que até o final de 2023, toda a capital seja contemplada com a iluminação 100% LED

Por: PMBV | Foto: PMBV


A partir desta semana, a capital Boa Vista começa a fase final da substituição das antigas luminárias a vapor de sódio pelas lâmpadas de LED. Hoje, 48 bairros da cidade são abastecidos com esta tecnologia, que proporciona mais segurança, economia, maior eficiência e durabilidade. O projeto 100% LED segue neste mês de maio com previsão de ser finalizado até dezembro deste ano.

Estão na programação dos próximos serviços os bairros Laura Moreira, Murilo Teixeira, Distrito Industrial, Jardim Caranã, São Vicente, Cinturão Verde, Centenário e São Francisco, que devem receber a nova iluminação. Recursos de emendas parlamentares vão garantir a execução da próxima etapa que vai contemplar ainda o Centro, Canarinho, Bairro dos Estados, Aparecida, Paraviana e Caçari.

80% da Cidade tem LED

O Parque de Iluminação Pública de Boa Vista conta com 57.685 pontos, destes, 46.439 tiveram as luminárias substituídas, o que representa 80,5% da cidade. São ruas, avenidas e praças que ganharam um novo cenário. Um investimento que traz mais qualidade de vida para a população, reduz custos e ainda contribui com o meio ambiente.

“Com esse investimento conseguimos dar mais tranquilidade para população andar nas ruas e frequentar nossas praças. Além disso, contribuímos com o meio ambiente, pois diferentes das lâmpadas convencionais, os LEDs não têm itens tóxicos na composição e ainda reduzimos 30% o consumo de energia”, ressaltou o Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

Nos últimos meses, a implantação foi finalizada em três bairros, Monte Cristo, Liberdade e o mais recente, o Mecejana, que agora conta com a nova tecnologia em seus 1.013 postes. A aposentada Margate Aguiar, moradora do bairro há mais de 30 anos, em poucos dias já percebeu uma das vantagens que as lâmpadas LEDs proporcionam.

“Antes era muito difícil. Nós contávamos com as luzes da nossa casa para iluminar melhor aqui. Essas lâmpadas antigas não clareavam bem. Agora, com essa iluminação nova, pega todos os ângulos da minha casa que fica na esquina”, disse Margarete.

Áreas rurais e indígenas

Toda a área rural e indígena de Boa Vista também contará com esta iluminação mais moderna e eficiente. Três comunidades indígenas já estão recebendo a nova iluminação: Darôra, Vista Nova e Vista Alegre. Em breve, as demais devem ser contempladas.

“Estamos finalizando nosso cronograma e aguardando a chegada dos materiais para retomar os serviços nessas regiões, mas garantimos que toda a área rural e as 17 comunidades indígenas atendidas pela Prefeitura serão contempladas com modernização do sistema de iluminação pública”, completou ainda o prefeito Arthur Henrique.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos