MPC promove 1º Congresso de Povos Tradicionais e Direitos Humanos em Roraima

Evento ocorre no CAF da UFRR nos dias 06 e 07 de outubro; programação será transmitida pelo YouTube

Por: Bruna Cássia | Foto: arquivo

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) vai promover nos dias 06 e 07 de outubro o 1º Congresso MPC/RR – Povos Tradicionais e Direitos Humanos, com objetivo de ampliar o debate de temas relevantes para a região amazônica.

A primeira edição do evento traz o tema “Amazônia: A Última Fronteira entre os Direitos de um País Sustentável e a Defesa Indigenista”. A programação ocorre no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR) e será transmitido pelo canal do MPC no YouTube.

Para participar, é necessário se inscrever. Ao todo, são mil vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site mpc.rr.gov.br.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 06/10 – Quinta-feira
19h – Abertura
19h20 – Palestra de abertura
20h10 – Apresentação Vídeo – Atuação MPC/RR – 14 anos
20h20 – Apresentação artística
21h – Coquetel de encerramento

Dia 07/10 – (Sexta-feira)
08h – Credenciamento
09h – Painel “Políticas Nacionais sobre Direitos Humanos na Amazônia Brasileira: atuação dos órgãos públicos e entidades” – Painelista: Dra. Thaís Silva Menezes (Liason Officer do ACNUR)
10h – Painel “Políticas Governamentais para preservação da Amazônia: Cooperação e Atuação” – Painelista: Alisson Marugal, (Procurador da República e titular do ofício de Defesa dos Direitos Indígenas do MPF/RR)
11h – Painel: “Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado na Amazônia” – Painelista: Dra. Danielle Santos (Superintendente Regional da ABIN)
14h – Palestra “Combate ao Garimpo Ilegal em Roraima” – Palestrante: Delegado José Peres, (Superintendente da PF/RR)
14h30 – Palestra “Recepção e Defesa dos Imigrantes Venezuelanos” – Palestrante: Delegado André Luis Lima Carmo (Delegado Executivo da PF/RR)
15h – Palestra sobre Educação Indígena – Dra. Adriane Melo de Castro Menezes (Professora do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR)
15h30 – Palestra “Tratamento, saúde e humanidade: uma solução para os povos amazônidas” – Profª MsC Ana Paula Barbosa Alves (Professora do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR)
16h – Painel “Conflitos atuais na Amazônia e Soluções Políticas para a Proteção dos Povos Tradicionais” – Prof. Dr. Edson Damas (escritor e procurador aposentado de Justiça do MP/RR)
17h – Palestra de encerramento: “Os Desafios do Brasil para a Preservação da Floresta Amazônica pelos próximos 50 anos” – Dr. Paulo Sousa (Procurador-Geral de Contas do MPC/RR) e Dra. Eliane Torelly (Secretaria-Geral e subprocuradora-geral do MPU)
18h – Entrega da Medalha Cruviana
18h30 – Encerramento com Apresentação Cultural

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos