‘Noite Down’ celebra a diversidade e a beleza de pessoas com Síndrome de Down em Boa Vista

No evento serão eleitos a miss e o mister down 2023 e também haverá apresentações de dança

Por: Isaque Santiago | Foto: divulgação


Todos os anos cerca de 50 famílias com crianças, adolescentes e jovens com Síndrome de Down aguardam ansiosamente pela “Noite Down”. Este ano, o evento ocorrerá na sexta-feira, dia 14, em um espaço de eventos na avenida dos Bandeirantes, no Pricumã. Com a temática Neon, o evento celebra a beleza da diversidade com concurso de miss e mister, apresentações de dança e momentos de descontração e diversão com muita música. 

O evento é exclusivo para convidados e a expectativa de público para este ano é de 200 pessoas. Tradicionalmente, a “Noite Down” ocorre no mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, no dia 21. No entanto, este ano, excepcionalmente, ocorrerá em abril. A organizadora do evento, Mayara Ferreira, explicou que apesar de não ter sido realizado na data costumeira, o evento não poderia deixar de acontecer.  

“Este ano, na data em que costumávamos fazer o evento, eu estava viajando para fora do Estado em tratamento de saúde. Como sou eu que coordeno tudo, não tivemos como fazer na data de sempre, mas não vamos deixar de fazer. A expectativa está enorme, as famílias estão fervorosas, estavam com saudade do evento”, detalhou.

Mayara ressaltou que o objetivo do evento é mostrar para a sociedade que as pessoas com Síndrome de Down podem curtir, se divertir e dançar. “Apesar de ser uma síndrome muito conhecida, as pessoas com Down ainda têm pouquíssimo espaço na sociedade, assim como a maioria das pessoas com deficiência. A ideia desse evento é ser anti capacitista, uma palavra muito atual”, pontuou.

Concurso de beleza

O concurso de beleza é um dos momentos mais aguardados

O momento mais esperado da noite é o concurso de Miss e Mister Down, onde os vencedores da edição do ano passado passarão a faixa para os novos eleitos. “Pessoas com deficiência também são bonitas e queremos potencializar essa beleza diversificada e mostrá-la para a sociedade que normalmente considera essas pessoas fora do padrão do que é uma mulher ou homem perfeitos”, explicou.

O evento – A Noite Down foi idealizado por Mayara, que é pessoa com deficiência e cadeirante, quando ela foi vereadora de Boa Vista entre os anos de 2013 e 2016. Ela conta que o evento passou alguns anos sem acontecer devido a falta de recursos.

“Ficamos um tempinho sem fazer por falta de apoio, mas ganhamos um padrinho muito especial, que é o deputado estadual Jorge Everton, que abraçou esse projeto de uma forma muito especial”, disse.

1 thought on “‘Noite Down’ celebra a diversidade e a beleza de pessoas com Síndrome de Down em Boa Vista

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos