Noventa migrantes e brasileiros se formarão em cursos da ONG Visão Mundial

Cerimônia ocorre na manhã desta sexta-feira, dia 24, na sede da ADRA Regional Roraima

Por: Bruna Cássia | Foto: arquivo

Uma parceria entre a ADRA Regional Roraima, ONG Visão Mundial, SENAI-RR e Operação Acolhida vai formar 90 migrantes e brasileiros que fizeram cursos de qualificação profissional.

Os cursos Artesanato em MDF, Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, Eletricista, Informática Básica, Instalador Hidráulico, Móveis Projetados e Pintor de Obras fazem parte do programa “Ven, Tú Puedes” da ONG Visão Mundial.

As aulas foram ministradas por profissionais do SENAI-RR nas dependências da ADRA, que é a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais.

Durante a programação, haverá uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do curso Artesanato em MDF. As peças de decoração estarão à venda.

Os visitantes também poderão conhecer as salas que foram reformadas pelos alunos do curso de Pedreiro e Revestimento Cerâmico e Pintor de Obras.

Cursos

Desde quando começou a funcionar, em agosto de 2020, a unidade já ofertou 1100 vagas para cursos profissionalizantes.

No local existem quatro salas e dois laboratórios de informática. São ofertados 15 cursos, entre eles: Sketchup + Móveis planejados, Português, Pedreiro e Revestimento Cerâmico, Pintor de Obras, Empreendedorismo, Eletricista, Residencial, Boas práticas em manipulação de alimentos, Instalador Hidráulico, Informática básica e avançada, Artesanato em MDF, Serviços Gerais, Limpeza e conservação, Técnicas de higienização e Logística.

O que é o projeto ‘Ve, tú puedes’

O “Ven, Tú Puedes – Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes” é uma iniciativa pioneira dentro da ONG Visão Mundial, como forma de minimizar os impactos sociais causados pela crise migratória da Venezuela.

Foi iniciado em 2019 com objetivo de atender, além de Boa Vista, as cidades de Manaus no Amazonas e São Paulo (SP).

O projeto é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (PRM).

Serviço

Esta é a segunda formatura de alunos realizada pelas entidades. A segunda formatura será realizada nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, a partir das 10h, na sede da ADRA, situada na Rua Belarmino Fernandes Magalhães, nº 1584, bairro Tancredo Neves em Boa Vista.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos