Novo Ensino Médio é aprovado por 70% da população, aponta pesquisa

Escola do Sesi/RR foi pioneira ao implementar modelo de ensino em Roraima

Por: Sesi/RR | Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília


Mais de 70% dos brasileiros aprovam o Novo Ensino Médio, é o que revela uma pesquisa realizada em âmbito nacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) divulgada na terça-feira (14). Em Roraima, o Centro de Educação do Trabalhador – João de Mendonça Furtado, a Escola do Sesi, foi a primeira instituição do Estado a ofertar o novo modelo de ensino.

O Novo Ensino Médio começou a ser implementado nacionalmente nas escolas públicas e privadas, no ano passado, de forma escalonada até 2024. Já em Roraima, os novos moldes do ensino foram implantados pelo Sesi em parceria com o Senai em 2019. Até o momento foram formadas três turmas.

O levantamento ouviu 2.007 brasileiros, com amostra nas 27 unidades federativa em abordagem domiciliar em dezembro de 2022 e os resultados são representativos da população com mais de 16 anos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Conforme a sondagem, a possibilidade de o estudante fazer um curso técnico é aprovada por 9 em cada 10 pessoas.

O diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi nacional, Rafael Lucchesi, acredita que boa aceitação às novas diretrizes ocorre devido ao poder de escolha dado aos estudantes. “Mesmo pouco informada sobre a reforma do ensino médio, a sociedade concorda que as mudanças são necessárias”, afirma Lucchesi.

A pesquisa revelou ainda que 87% da população aprova a realização de escolhas dentro do currículo relacionadas à carreira que querem seguir, enquanto 75% disseram que gostaram da possiblidade de escolher parte das disciplinas.

A gerente de educação e diretora da Escola do Sesi/RR, Gardênia Cavalcante afirma que o Novo Ensino Médio vem contribuir para a transformação do modelo tradicional de ensino visando atender às necessidades e às expectativas dos alunos, e ao mesmo tempo, fortalecer seus conhecimentos, interesses e aptidões, assim valorizando o papel do aluno que pode transformar sua carreira acadêmica e profissional.

“Como fomos pioneiros nessa implantação tivemos que superar um grande desafio para garantir a mudança de cultura e a segurança deste ensino, mudamos a forma de pensar, o foco passou a ser o desenvolvimento de habilidades e competências que tivessem relação com o projeto de vida desses alunos preparando-os para o futuro”, afirma a diretora.

O que tem de diferente no Novo Ensino Médio?

Com base em uma matriz curricular utilizada está de acordo com a Nova Reforma da Educação Brasileira, atendendo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o aluno pode se destacar em quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagem e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

O diferencial da Escola do Sesi é a educação aliada a tecnologia com um currículo totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional com duração de três anos.

As turmas de ensino médio itinerário de formação técnica e profissional, contam com o conteúdo formativo de Técnico em Redes da Computação, com desenvolvimento de competências que atendem a um perfil profissional sintonizado com o futuro, a Indústria 4.0, os quais são integrados ao Senai.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o Novo Ensino Médio? Entre em contato com a Secretaria da Escola do Sesi/RR no número (95) 98126-0099 para mais informações.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos