Palasito: Curta-metragem roraimense ganha prêmio de melhor fotografia em festival internacional de cinema

O curta-metragem do cineasta Alex Pizano levou o prêmio no Paris International Short Festival

Por: Conexão Boa Vista | Foto: divulgação/Palasito

Uma produção roraimense foi destaque no Paris International Short Festival. O curta-metragem de ficção “Palasito”, do cineasta Alex Pizano, venceu a categoria dedicada à Fotografia. Esta é a segunda indicação que a obra recebe para um festival de cinema europeu em menos de quatro meses. No mês de fevereiro, o filme foi selecionado para o festival internacional “The Lift-off Sessions”, no Reino Unido.

“Concorremos com dezenas de filmes do mundo inteiro. É um sentimento de felicidade e realização artística. Issso só demonstra a qualidade técnica que nosso trabalho alcançou e pode alcançar ainda mais, afinal, é um prêmio além de nossas fronteiras nacionais. São pessoas da área de cinema avaliando nossos trabalhos. Agradeço a toda equipe do filme por essa conquista, a nossa diretora de fotografia Adriana Duarte e ao festival de Paris por essa oportunidade”, declarou o cineasta Alex Pizano.

Ele explicou que o filme chegou ao Paris International Short Festival por meio de plataformas de inscrições online conectadas a festivais no mundo inteiro. Com uma vasta galeria de prêmios nacionais conquistados em festivais Brasil afora ao longo dos últimos anos, este é o primeiro prêmio internacional da carreira do cineasta.

“Quando abrem inscrições, submetemos a obra para avaliação. Se atender aos critérios do festival em questão, aguardamos uma resposta negativa ou positiva se foi selecionado ou não. No geral é um sistema padrão de inscrições no mundo todo até no Brasil, mas cada festival tem suas peculiaridades e exigências no regulamento”, detalhou.

Sobre fazer cinema em Roraima, Pizano destacou que é um desafio. “O cinema em Roraima ainda é pouco valorizado, principalmente no que diz respeito a políticas de incentivo à produção. Embora nos últimos anos o número de produções independentes tenham crescido de forma bastante expressiva, ainda é uma arte que precisa estar sempre se provando para a população, ainda é um cinema de guerrilha, feito por pessoas que amam o cinema antes de qualquer coisa”, pontuou.

Palasito

Palasito foi gravado no município de Uiramutã, no extremo Norte de Roraima e destaca as belezas naturais da região. O curta-metragem é influenciado pelas obras do escritor americano Howard Phillips Lovecraft, que revolucionou o gênero de Terror e Ficção Científica. O filme é uma realização da Biosphere Audiovisual e com co-produção da Platô Filmes.

Quem quiser assistir o filme terá que esperar um pouco. A obra ainda não está disponível online por estar em fase de inscrições em mostras e festivais. “Provavelmente, iremos liberar em 2023, mas vamos sempre divulgar em algum evento local ou não, onde ele possa ser exibido. É só ficar atento às nossas redes sociais”, explicou Pizano.

Para saber um pouco mais sobre o filme, basta acessar o perfil oficial da obra no Instagram, sob o nome de usuário @palasito_filme.

Confira o trailer

Paris International Short Festival

O Paris International Short Festival é um evento independente anual com quatro grandes reuniões para todos os recursos, curtas, documentários, experimental, comercial, videoclipe, animações, filmes estudantis, TV, séries e novas mídias. A comunidade internacional avalia as criações de todos os gêneros vindas de diversas partes do mundo.

Quem é Alex Pizano?

Alexsandro Costa Pizano é um diretor de cinema e roteirista roraimense. Ele atua na área da direção de cinema desde 2007 quando lançou, de forma bastante experimental, o média metragem Dívida Sangrenta, seguido dos projetos independentes o longa policial Remanescente das Sombras (2009), o curta metragem O Estranho (2011), O Último Lamento (2012) e Cavalgada dos Justos (2018). Em 2021 finalizou o curta de aventura/suspense Palasito (2021). Em 2022 lança o curta metragem drama de época chamado Ventos do Verão. Todos os filmes foram feitos em Roraima.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos