PL ‘Home Fitness’ que oferta prática de exercício físico para iodos é aprovado na Câmara de Boa Vista

De autoria da vereadora Regiane Matos, o projeto foi aprovado com unanimidade; atividade deve ser implantada nas Unidades Básicas de Saúde da capital

Por: Bruna Cássia, com informações da CMBV | Fotos: PMBV

Uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida dos idosos, o Projeto de Lei “Home Fitness” foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Boa Vista na última semana.

De autoria da vereadora Regiane Matos, a atividade deve ser implantada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Capital.

Este projeto, inclusive, já existe há algum tempo. Iniciado na UBS Aygara Motta no bairro Cidade Satélite, ele foi criado por Regiane quando ela era diretora da Unidade.

A turma da terceira idade participava, semanalmente, de atividades físicas elaboradas e ministradas pelos servidores da UBS.

Com a pandemia, agora a atividade é realizada por videoconferência e recebeu o apoio de Regiane. “Eu montei kits de exercícios com faixa elástica, fita, copo e álcool em gel e distribui para cada participante”. Ao todo, foram 35 kits.

Ao ser eleita, nas eleições de 2020, ela decidiu transformar a ideia que criou em um projeto na Câmara, com intuito de expandir a ideia para as demais unidades, e assim, alcançar o maior número de pessoas possíveis.

Segundo a Câmara, “o programa visa promover saúde a ser desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde, como forma de cumprir com as ações de promoção da atividade física em benefício da saúde, especialmente um atendimento diferenciado às pessoas que ainda sofrem as sequelas da Covid-19, mas é destinado a todas as pessoas assistidas pelas unidades de saúde”.

“Os participantes deverão ser avaliados, orientados e monitorados antes e durante o tempo de permanência no programa, mediante avaliação antropométrica e clínica em ficha padronizada, por profissionais da Equipe de Saúde da Família, quando necessário e revisadas pelo Educador Físico responsável pelo grupo Home Fitness ao qual o paciente será integrado”, acrescentou.

Seja para pessoas em tratamento pós-covid ou não, o projeto busca integrar a atividade física como um processo terapêutico para o melhorando da qualidade de saúde dessas pessoas.

Outros projetos

Entre outros projetos da vereadora estão o Baby Spa que consiste em realizar hidroterapia e Shantala para crianças, feitos pelos próprios pais; Horta Comunitária – Quem planta, colhe, em que os idosos são beneficiados com os alimentos que plantaram, além do fortalecimento do atendimento a crianças autistas. Atualmente, os projetos passam por comissões da Câmara Municipal.

Além do Home Fitness, outro projeto de Regiane que foi aprovado pela Câmara é a criação de um memorial aos servidores municipais que foram vítimas de Covid-19 na cidade.

Segundo a vereadora, o PL já foi sancionado pela Prefeitura de Boa Vista e agora está sendo estruturado. A ideia é criar várias unidades em pontos específicos da cidade e expandir a homenagem para a população em geral.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos