Polícia Rodoviária Federal inicia nesta sexta-feira Operação Carnaval 2014

Mistura álcool e direção, ultrapassagens indevidas e excesso de velocidade são algumas das condutas fiscalizadas pelos policiais

Por: Redação | Foto: Divulgação/PRF


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, nesta sexta-feira (09), a Operação Carnaval 2024 em todo o país. O objetivo é combater o uso de álcool por condutores de veículos combate à combinação álcool e direção. A ação vai até 23h59min da Quarta-feira de Cinzas (14).

Para garantir a segurança durante o feriado prolongado, a PRF reforçou o efetivo para ações de educação, policiamento e fiscalização com uso de teste de alcoolemia, mais conhecido como bafômetro. Ultrapassagens indevidas, desrespeito aos limites de velocidade das vias. uso de itens obrigatórios nos veículos, a exemplo do cinto de segurança, e manutenção do veículo.

Vale lembrar que dirigir sob efeito de álcool é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro, Art. 306, com pena de detenção de 6 meses a 3 anos e, em caso de acidentes de trânsito com mortos, a pena pode chegar até 8 anos de reclusão. É também considerada infração gravíssima, com aplicação de multa no valor de R$ 2.934,70, além de suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Para aqueles que recusarem a fazer o teste, a penalidade é a mesma. 

Conforme a PRF, em 2023, cerca de dois mil motoristas foram autuados por embriaguez ao volante ou por recusarem a realização do teste do bafômetro no Brasil. Em Roraima, no mesmo período, 500 condutores foram multados e 72 presos por embriaguez ao volante.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos