Procon Boa Vista orienta consumidores para Black Friday

A atenção é fundamental para que o consumidor não caia numa “black fraude”

Por: Redação | Foto: Andrezza Mariot


O Procon Boa Vista orienta consumidores e dá dicas para evitar fraudes nas compras durante a campanha Black Friday, que ocorre na última sexta-feira do mês, no dia 24 de novembro.

Recomendações do Procon Boa Vista

01 – Se antecipe e acompanhe os preços dos produtos desejados. Confira se há desconto para não cair na armadilha do “metade do dobro”.

02 – Pesquise valor real do produto e desconfie de preços muito abaixo da média, o que pode indicar fraude, principalmente se forem anunciadas via e-mail, SMS ou em redes sociais.

03 – Cheque a reputação da empresa junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon Boa Vista e a Junta Comercial. No site do Reclame Aqui você pode verificar registros de reclamações com comentários de consumidores.

04 – Verifique se a empresa ou loja virtual é confiável. O endereço da loja virtual deve começar com “https://” e o símbolo de cadeado ao lado do endereço. O site deve exibir o CNPJ da empresa ou CPF da pessoa responsável, além do endereço físico da loja para ser contactada e disponibilizar Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Compre sempre em sites oficiais.

05 – Atenção na finalização do pagamento. Se for no pix, fique atento ao destinatário final. Se for no cartão, evite utilizar computadores ou redes de acesso público e nunca salve as informações para futuras compras, opte por utilizar cartão virtual. Já para boletos, verifique dados do vendedor, CNPJ da empresa e vencimento.

06 – Cuidado com as compras feitas por impulso. Dê uma chegaca no seu orçamento mensal e na fatura do cartão de crédito para ter certeza se a compra vale a pena e se é necessária.

07 – Se atente ao prazo e condições de trocas ou desistências. Para lojas físicas, a devolução vai depender da política de troca da loja, que deve ser informada ao consumidor no ato da compra. Se o produto ou serviço apresentar vício ou defeito, as empresas ou fabricantes têm o prazo de 30 (trinta) dias para resolverem o problema, por meio do encaminhamento do produto para o conserto ou reparo.

Para compras online, conforme o Art. 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o comprador tem direito ao prazo de 7 dias para arrependimento a partir do dia da compra ou recebimento do produto, recebendo o valor total pago, incluindo o custo do frete, se houver.

PROCON BV – Caso o consumidor tenha dúvidas ou observe práticas abusivas, pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4997, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista –https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ aba DIREITO DO CONSUMIDOR.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.