Programa água para todos mudou a vida de muita gente

Quando foi governador, Romero Jucá fez a água chegar para todas as casas de Boa Vista e vilas do interior do Estado

A falta de água é, com certeza, um dos problemas que mais afeta a rotina das pessoas. Porque a água serve de base para tudo: cozinhar e limpar, bem como tomar aquele banho para ir trabalhar ou estudar. E durante muitos anos, o desafio em Roraima era levar a água para todos. E quem fez a água chegar para todas as casas de Boa Vista e vilas do interior do Estado foi o então governador Romero Jucá.

Desde que chegou em Roraima, ele viu a necessidade de organizar esse serviço que não atendia a todos os moradores. Então, para resolver o problema, ele criou o programa Água Para Todos. E fez, no seu governo, um dos maiores investimentos no setor. Assim, a água tratada e encanada chegou a mais de 50 mil pessoas na capital e 20 mil no interior.

“Eu vi que era importante enfrentar esse problema. Porém, eu só tinha um ano e meio de governo. Então, eu trabalhei muito de dia e até de noite para fazer a água chegar para todos os moradores do nosso Estado”.

E a história do Programa é o tema do novo vídeo da série Legados que o presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, divulga essa semana em suas redes sociais.

Água para Todos: a estrutura que resiste ao tempo

Para chegar ao objetivo de levar a água para todos, o governador Romero Jucá fez um grande investimento na Caer.

A Companhia ficou responsável por construir os reservatórios, a rede de distribuição e os sistema de caixas d’água. Estas, por exemplo, funcionam até hoje servindo a população de Boa Vista.

“Aquelas caixas d’água do Caranã, do Tancredo Neves e do Santa Tereza, por exemplo, foram construídas há 30 anos. E até hoje servem à nossa população. A cidade cresceu muito. Mas, o sistema que eu ajudei a fazer lá atrás funciona até hoje. Então, tem tecnologia, tem investimento, tem trabalho e o resultado é a melhoria da vida das pessoas”.

Além dos sistemas em Boa Vista, o governo de Romero Jucá fez a água chegar nos municípios do interior. Assim, os sistemas de abastecimento de água de municípios como Iracema e Alto Alegre, por exemplo, foram construídos graças ao Água para Todos.

Porém, nas Vilas mais distantes do interior o desafio foi ainda maior. “Em muitos lugares não tinha energia. Então, a gente tinha que levar a água e o motor de energia junto. E nós fizemos isso”.

Saneamento Básico é saúde e economia

Um estudo da empresa BRK mostra que investir no saneamento básico gera economia e mais saúde. Segundo eles, a cada R$ 1 gasto no sistema de esgoto, o retorno é de R$ 29,19 em benefícios sociais aos brasileiros. O dado está no livro Quanto Vale Cada Real investido no Saneamento no Brasil?

Por isso, o programa Água para Todos também teve obras de esgoto. “Esse era um problema maior. Porque Boa Vista não tinha uma estação de tratamento. Então, nós começamos a construir a estação e depois, o Ottomar inaugurou. É aquela lagoa que fica no bairro São Bento”.

Já no Senado Federal, Romero Jucá trouxe os recursos que o Governo do Estado usou para ampliar a rede de esgoto da capital. Segundo a Caer, hoje Boa Vista tem 90% da sua população atendida com saneamento básico.

“Eu trouxe os recursos para a conta do Governo. E esse trabalho começou com o Anchieta, seguiu na gestão da Suely e continuou, agora, no atual governo. Então, eu fico muito feliz de ver que o meu trabalho ajuda na vida das pessoas”.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos