Qdenga – Roraima recebe primeiro lote da vacina contra dengue

Por: Redação | Foto: Carlos André Lemos/ Bio-Manguinhos/Fiocruz


Na noite da última quarta-feira (21), Roraima recebeu do Ministério da Saúde (MS) o primeiro lote da vacina contra dengue, a Qdenga. As 20.670 doses serão distribuídas para a capital e os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

Conforme anúncio feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. Inicialmente serão imunizadas crianças de 10 e 11 anos e, posteriormente, a faixa etária entre 12 a 14 anos com esquema vacinal composto por duas doses e intervalo de três meses entre elas.

As regiões de saúde atendidas neste primeiro momento serão aquelas com pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, consideradas endêmicas, registrado alta transmissão de dengue em 2023 e 2024, com maior predominância do sorotipo DENV-2 do vírus.

A dengue é a arbovirose de maior incidência em Roraima. Segundo os últimos dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, fornecidos pelo Ministério da Saúde e atualizados até esta quarta-feira (21), 194 casos prováveis da doença foram contabilizados no estado, sem registro de óbito.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos