Rádio e TV Universitária divulgarão em primeira mão resultado preliminar do Vestibular 2024

Por: UFRR | Foto: Divulgação


A rádio (FM 95,9) e TV Universitária (Canal 2.1) irão divulgar no dia 26 de janeiro o resultado preliminar do vestibular 2024 da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A relação dos aprovados será conhecida em primeira mão às 9h da manhã com reprises que às 12h e às 15h.

A transmissão do resultado preliminar ocorrerá simultaneamente na rádio e televisão com a equipe formada pelos apresentadores oficiaisNeto Araújo e Gersika Nascimento e produção de Josi Silva, Vanessa Vieira e o diretor da Rádio e TV Universitária, Paulo César Reis da Silva. “Recebemos com um dia de antecedência o resultado que é guardado a sete chaves. Temos a preocupação de manter o sigilo absoluto desses dados. Ao todo, são quatro pessoas envolvidas nessa parte, me reúno com os apresentadores, equipe de produção e apresento a relação dos nomes aprovados. É feita também a interpretação desses nomes para não haver nenhum erro. Lembrando que os candidatos classificados não entram nesse processo apenas os aprovados no Vestibular. Na hora da transmissão em si toda a equipe da RTV passa a ser envolvida ficando em torno de oito a dez pessoas”, explica Paulo César sobre como ocorre a transmissão.

A divulgação do resultado do vestibular da UFRR passou a ocorrer em primeira mão na Rádio e TV Universitária no ano de 2021 e a partir daí se tornou uma tradição dentro dos canais. Para o diretor Paulo César Reis da Silva, a intenção é dar visibilidade a rádio e televisão universitária mostrando sua importância para a comunicação de interesse público em Roraima. “Somos um meio de comunicação público com parceria junto a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação). É de suma importância que a gente como um veículo de comunicação vinculado a UFRR possa transmitir o resultado que é um dos eventos de maior importância da instituição, o momento de entrada de novos acadêmicos que fazem essa engrenagem funcionar. Comunicação de interesse público é toda a ação de comunicação que tem como objetivo primordial levar uma informação para a população que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo e o nosso cotidiano. Queremos uma rádio e televisão públicas que fazem o papel de levar informação precisa e de qualidade para os nossos ouvintes”, destaca ainda.

Um dos exemplos da importância da comunicação realizada pela RTV foi o caso da estudante Sabrina da Silva Santos. A maranhense de 20 anos ouviu sua aprovação no curso de medicina da UFRR na cidade de Itinga do Maranhão por meio da transmissão realizada em 2023. “Não tínhamos noção quando iniciamos esse projeto da dimensão que isso teria quando vimos o exemplo no ano passado de Sabrina no interior do Maranhão que foi aprovada e estava nos ouvindo por meio da internet junto com o pai e mãe. Elas obtiveram essa informação em primeira mão ao vivo ali junto com a gente por meio do nosso trabalho. É a rádio e televisão pública rompendo barreiras, inclusive, geográficas. Isso nos mostra como essas ferramentas são potentes para fazer uma comunicação pública de interesse do público”, afirma o diretor Paulo César Reis da Silva.

A lista completa dos candidatos será divulgada também no site da UFRR por meio da Comissão Permanente de Vestibular (CPV/UFRR), inclusive com a lista de espera, a partir das 18h do dia 26 de janeiro. A transmissão do resultado divulgado pela Rádio e Televisão Universitária ficarão hospedados nos respectivos canais do Youtube da RTV/UFRR e o canal oficial da UFRR

Saiba mais sobre o Vestibular 2024

As provas do vestibular foram aplicadas no dia 26 de novembro de 2023. No geral, se inscreveram 7.025 candidatos. A UFRR ofertou 753 vagas distribuídas entre 38 cursos de graduação. A seleção foi dividida nas modalidades Prova Integral (PI) e Processo Seletivo Seriado (PSS) etapas I, II e III.

O curso de Medicina foi o mais concorrido com 35 candidatos por vaga seguido de Direito com 19.2 candidatos por vaga, Psicologia com 17.3 candidatos por vaga, Medicina Veterinária com 14.6 candidatos por vaga e Enfermagem com 11.4 candidatos por vaga.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos