Saúde bucal: conheça os principais cuidados que se deve ter com as crianças

Dentista de Roraima, Otávio Nascimento, dá dicas para manter a saúde bucal dos pequenos em dia

Por: Bruna Cássia e Isaque Santiago | Foto: arquivo pessoal


Janeiro, mês de férias, tempo livre! E, nada melhor do que aproveitar este período para checar a saúde bucal da criançada, não é mesmo? O Conexão Boa Vista separou as melhores dicas de cuidados que os pais devem ter com os filhos pequenos.

Quem tira todas as dúvidas é o dentista de Roraima, Otávio Nascimento. O profissional destacou que procurar um dentista apenas quando sentir alguma dor ou incômodo é muito prejudicial e pode contribuir para a evolução de doenças bucais e dificuldades no tratamento.

“O ideal é que as consultas sejam realizadas a cada 6 meses se não houver nenhuma situação de risco à criança. Caso exista um risco agravado de cáries a criança deve consultar o dentista de 3 em 3 meses”, iniciou.

CUIDADOS COM DENTE DE LEITE

Seja dente de leite ou permanente, o cuidado sempre será uma boa escovação e o uso do fio dental. Também é necessário ser paciente com a troca dos dentes para que ocorra de forma mais saudável possível.

“Não force o dente de leite a cair. A troca precisa ser o mais natural possível. Também é importante oferecer uma alimentação nutritiva, higienização diária e correta, usar produtos infantis com flúor adequado, evitar açúcares e guloseimas em excesso, desestimular hábitos nocivos como chupar dedo, chupeta e uso prolongado de mamadeira e por último, mas não menos importante, tenha cuidado ao tentar tirar o dente de leite em casa”, pontuou.

Dentista Otávio Nascimento em atendimento. (Foto: arquivo pessoal)

ACOMPANHAMENTO NA ESCOVAÇÃO

O acompanhamento dos pais no momento da escovação é indispensável até os oito anos de idade, conforme enfatizou o dentista.

“Até essa idade a criança ainda não tem uma boa coordenação motora fazendo com que a escovação não seja eficaz”, acrescentou.

E O FLÚOR?

Crianças de todas as idades podem usar flúor, mas é preciso ter atenção à quantidade correta estipulada pelos profissionais.

“A partir do nascimento do primeiro dentinho já deve começar a escovação com creme dental com flúor quantidade de 1.1000 ppm. Nos casos dos bebês deve ser aplicado todas as noites com quantidade de meio grão de arroz de creme dental. Para as crianças menores, o ideal é que seja pela manhã e noite com quantidade de um grão de arroz. Para crianças maiores, a quantidade do creme dever ser equivalente a um grão de ervilha com escovação 3 vezes ao dia”, disse.

AMBIENTE ESCOLAR

No ambiente escolar são servidas refeições ao longo do dia e uando a criança está na escola fica mais difícil de controlar a escovação. Isso pode gerar preocupação aos pais, mas o dentista tranquiliza:

“Não necessariamente uma criança que não escovar os dentes depois do almoço vai pegar cárie. Não funciona dessa forma. Se a criança não escovar os dentes depois do almoço, ela precisa ter uma escovação noturna eficaz antes de dormir. Mas, temos que criar o hábito, principalmente em crianças maiores, da necessidade de ter três escovações ao dia”, aconselhou.

Caso haja escovação na escola, a dica do Otávio é que o creme dental seja sem flúor. “Nesse ambiente ela não vai ter o acompanhamento dos pais e não tem como prever se o ambiente escolar proporciona essa atenção com a quantidade do creme dental. O flúor em excesso causa fluorose e dor de barriga, então é necessário evitar”, finalizou.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.