Space Apps Challenge – Em Boa Vista, maratona mundial da Nasa reuniu 419 participantes neste final de semana

Por: Redação | Foto: Jonathas Oliveira


Neste final de semana, nos dias 06, 07 e 08 de outubro, 419 participantes estiveram presentes no Space Apps Challenge 2023, maior hackathon mundial anual da Nasa, iniciativa gratuita apoiada por 11 agências espaciais globais, incluindo a Agência Espacial Brasileira (AEB). Com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, a edição em Boa Vista foi realizada no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI).

Durante as 48 horas do evento, com 100 inscrições realizadas de forma presencial e 319 virtualmente, os membros formaram equipes e junto com os mentores puderam resolver os desafios relacionados à ciência propostos pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), usando suas habilidades e softwares disponíveis na busca por soluções quanto à preservação do planeta Terra e o futuro da humanidade.

Para o prefeito Arthur Henrique, o evento mostra importância para o ecossistema de inovação da cidade. “Os mentores são pessoas com experiência em inovação há muitos anos e contribuem significativamente para a troca de conhecimento com os nossos jovens. Ter roraimenses em um evento internacional demonstra que em Boa Vista, nós podemos contribuir para a resolução de problemas globais”, disse.

“Essa cidade possui um potencial incrível. Se as pessoas soubessem o quanto ela tem para oferecer para o Brasil, e até mesmo para o mundo, veriam o que estamos presenciando aqui. Encontramos pessoas extremamente capacitadas, interessadas e dispostas a trabalhar em prol de soluções que muitas vezes passam despercebidas pela maioria”, falou Daniel Takaki, ambientalista e idealizador da empresa responsável pelo evento no Brasil, ressaltando a participação de Boa Vista no evento.

Na noite do último domingo (08), todas as equipes enviaram enviaram um vídeo com a apresentação de um problema e a solução para análise e julgamento da Nasa e agentes espaciais. Os projetos selecionados de Boa Vista serão anunciados nesta segunda-feira (09), até às 19h e vão competir com pessoas do mundo inteiro.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos