Teresa é escolhida para receber medalha da 1ª infância no Congresso Nacional

Por: Assessoria | Foto: Divulgação


A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB) foi a escolhida pelo Congresso Nacional para receber a Medalha Amigo da 1ª Infância, honraria concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas ou a instituições que se destacarem pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância no País. Teresa concorreu com mais de 50 indicados de todo o Brasil.

Além de Teresa, receberão a medalha a Associação Beneficente Nossa Casa, de Criciúma, Santa Catarina; Juiz Dr. Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, do Rio de Janeiro; Onélia Maria Moreira Leite de Santana de Fortaleza, no Ceará e Paulo Roberto Leite de Arruda, de Vitória de Santo Antão, Pernambuco.

A votação aconteceu nessa terça-feira, 4, na Câmara dos Deputados, e o resultado foi divulgado no início da noite. Teresa, em seus dois últimos mandatos como prefeita de Boa Vista, transformou a forma da sociedade olhar para a criança implementando políticas públicas integradas de cuidado desde a gestação até a garantia da vaga em creches e escolas.

Esse trabalho realizado por Teresa em Boa Vista ficou conhecido no Brasil e no mundo e se tornou referência até para a criação de um programa do Governo Federal, o Criança Feliz. Em 2011, quando Teresa se tornou deputada Federal, participou de capacitação sobre a 1ª infância em Harvard, nos Estados Unidos, e implantou seus conhecimentos em Boa Vista a partir de 2013, quando retornou à Prefeitura de Boa Vista.

Com a criação do programa Família Que Acolhe, em Boa Vista, milhares de mães passaram a ser beneficiadas com atendimento de pré-natal, leite da família, treinamentos sobre os cuidados com o bebê, a maneira correta da introdução alimentar, o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, dentre outras ações.

A partir de então, a cidade passou a ser reconstruída com o olhar para as crianças, onde elas pudessem ter o seu lugar garantido em uma praça, posto de saúde, na calçada, nos brinquedos específicos para cada idade e que incentivavam pais e mães a participarem das brincadeiras. Nas festas tradicionais da cidade, as crianças também tinham o seu espaço, com o cantinho da amamentação, espaços recreativos.

Na Educação, Teresa criou o currículo infantil voltado para a primeira infância, com base no currículo nacional, do Ministério da Educação, reestruturou escolas, criou mais de 15 mil vagas em escolas e creches, implementou o ensino de robótica, fez parceria com a LEGO, capacitou todos os mais de 5 mil profissionais da Educação municipal com foco no desenvolvimento da criança.

Boa Vista é a única cidade do Brasil que concede 7 meses de licença maternidade

Boa Vista é a única cidade brasileira, dos mais de 5.500 municípios do país, que oferece 7 meses de licença maternidade para servidoras públicas da prefeitura, uma ação da gestão de Teresa enquanto prefeita. Esses 30 dias a mais da mãe com a criança são importantíssimos, porque é quando o bebê entra na fase da introdução alimentar. A presença da mãe também torna o bebê mais seguro, confiante e um adolescente e adulto muito melhor, mais compreensível e sensato em suas decisões.

“Com o conhecimento ao longo dos anos e da experiência, passamos a ampliar esse olhar, esse cuidado e a trabalhar na infraestrutura da cidade, pensando também nos pequenos. Em cada praça construída ou reformada, escolas, postos de saúde, calçadas e em todos os demais lugares públicos instalamos equipamentos interativos, fontes, playgrounds com pisos emborrachados, selvinhas amazônicas.”, afirmou Teresa.

Parcerias: O mundo passou a olhar para Boa Vista a partir das intervenções e dos resultados. Ao longo da existência do programa Família Que Acolhe, a prefeitura manteve parcerias de sucesso com diversas instituições, como Instituto Maria Cecília Souto Vidigal, Universidade de Harvard, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Saving Brains (Canadá), Fundação Bernard Van Leer (Holanda), Universidade de New York e The New York Academy of Sciences, dentre outras. Isso fez com que Boa Vista ganhasse holofotes e recebesse estudiosos de todo o mundo, para compartilhar experiências.

Medalha: Teresa recebeu votos do Conselho Deliberativo, formado por secretárias, o presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; 1 (um) representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo Líder.

A cerimônia de entrega da Medalha Amigo da Primeira Infância será realizada preferencialmente no dia 23 de agosto, em alusão ao Dia da Infância, celebrado no dia 24 de agosto. A insígnia se soma aos esforços do Parlamento Brasileiro na implementação de um conjunto de iniciativas legislativas que visam a consolidação e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à atenção integral da criança nos seus cinco primeiros anos de vida, cruciais para o seu desenvolvimento cognitivo e social.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos