Universidades federais da Amazônia se unem em Boa Vista para discutir cenários e soluções na região

A Reunião de Reitores da Amazônia será sediada no campus do Paricaraba da Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista

Por: UFRR | Foto: divulgação


Reitores de diversas universidades federais da região Norte do Brasil estarão reunidos em Boa Vista, nos dias 26 e 27 de abril de 2023, para debater o papel das instituições de ensino superior na região amazônica e discutir os desafios, fragilidades e perspectivas para o futuro.

A Reunião de Reitores da Amazônia será realizada no Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Salão Nobre da Reitoria, e terá como tema central “Desafios, fragilidades e perspectivas para a Amazônia: o papel e as contribuições das universidades federais”. O evento será organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e espera-se que seja um espaço de discussão de ideias e proposição de soluções para problemas comuns enfrentados pelas universidades da região.

A programação do encontro incluirá diversas palestras e discussões sobre temas relevantes para a região, como saúde, pós-graduação, desenvolvimento e orçamento das universidades. No primeiro dia, a cerimônia de abertura será às 9h e contará com a presença de importantes nomes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Ministério da Saúde.

No dia 26 de abril, às 9h15, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, e Nilton Pereira Junior, do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, estarão presentes para discutir as perspectivas da saúde na Amazônia. Na mesma data, às 10h30, a presidente da CAPES, Mercedes Maria da Cunha Bustamante, abordará as oportunidades, desafios e soluções para a pós-graduação na região.

No segundo dia, a programação começa às 8h30 com a discussão sobre o cenário da pesquisa, inovação e pós-graduação na região e sobre a Saúde Digital e perspectivas do SUS na Amazônia com o Diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde. Também serão discutidos temas relacionados à graduação, orçamento, assistência estudantil e extensão na Amazônia.

Ao longo do segundo dia, haverá análises e discussões dos cenários das universidades federais na Amazônia, com o objetivo de fortalecer a atuação dessas instituições na região. O evento encerrará com o lançamento da Carta de Roraima às 18h do segundo dia, que trará propostas e soluções elaboradas a partir das discussões e debates realizados no encontro. A expectativa é que o evento possa contribuir para o desenvolvimento da região amazônica e fortalecer a atuação das universidades federais na região.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos