Vacina da Covid-19 passa a ser anual e integra Calendário Nacional

Assim como poliomielite, sarampo e rubéola, covid-19 também será anual a partir de 2024

Por: Semuc | Foto: Semuc


A vacina contra o coronavírus passa a integrar os imunobiológicos do Calendário Nacional de Vacinação e deve imunizar, anualmente, grupos de riscos, a partir de 2024. A nova estratégia foi adotada pelo Ministério da Saúde após recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) aos países.

Em Boa Vista, a imunização vai ocorrer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como tem ocorrido com imunobiológicos contra o poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras, a vacina segue disponível para o público geral neste ano.

“Hoje, a vacina da Covid-19 está disponível para a população geral nas nossas salas de vacinas, independente de grupo prioritário preestabelecido. O imunobiológico é seguro e tem indicação para crianças com idade a partir dos seis meses de vida a idosos. É muito importante a vacinação”, disse.

Público geral

A recomendação atual é que toda a população se vacine contra o covid e complete o esquema vacinal com doses primária e de reforço. Na Capital, as salas de vacinas estão abastecidas com os imunizantes. É necessário apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS nas Unidades Básicas para o serviço.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos