Vacinação contra dengue tem início nesta quinta-feira (29) em Boa Vista

Ministério da Saúde enviou quase 14 mil doses para imunizar, inicialmente, crianças de entre 10 e 11 anos

Por: Redação | Foto: Andrezza Mariot


No último quarta-feira (21), Roraima recebeu do Ministério da Saúde (MS) 20.670 doses de Qdenga, vacina de combate contra dengue, distribuídas para dez municípios do estado, entre elas, a capital Boa Vista e os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

Com esquema vacinal composto por duas doses e intervalo de três meses entre elas, o grupo prioritário nesta primeira etapa será crianças de 10 e 11 anos, conforme critérios definidos pelo governo federal baseados em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Boa Vista, a vacinação terá início nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro.

O município recebeu 13.840 mil doses e vai disponibilizar 7 mil vacinas a princípio, ampliando a quantidade conforme a adesão. Inicialmente, a vacinação estará disponível em pontos fixos no terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves e no Parque Germano Sampaio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e será estendida também para as escolas. 

Para receber o imunizante, pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF. Nas unidades de ensino, a vacinação dos alunos ocorre mediante autorização assinada. O esquema vacinal é composto por duas doses e intervalo de três meses entre elas.

A vacina é recomendada tanto para crianças que já pegaram dengue, quanto para quem nunca foi infectado pela doença. Mas para quem já foi infectado pela doença, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. Vale lembrar que o imunobiológico não protege contra as demais arboviroses, como Zika e Chukungunya.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos