Ações de imunização contra a Influenza e Sarampo são intensificadas em Boa Vista

As equipes fazem a busca ativa, verificando a caderneta de vacinação de cada usuário para avaliar a necessidade da imunização

Com informações de Jamile Carvalho | Foto: PMBV

A prefeitura de Boa Vista continua fortalecendo as ações de combate ao sarampo na capital e reforçado com a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo. A dose da vacina está disponível nas unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina e em dois pontos drive-thru.

As equipes de imunização da Coordenação municipal (CMI) e de Estratégia Saúde da Família tem intensificado esse trabalho com busca ativa e verificando a caderneta de vacinação de cada usuário para avaliar a necessidade da imunização.

O trabalho segue com a busca ativa de casos na comunidade, busca retrospectiva de prontuários e planejamento de uma ação mais agressiva de vacinação com a dose da vacina Triplice Viral. As demais ações serão desencadeadas de acordo com a análise de risco em conjunto com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS Boa Vista com base no plano de enfrentamento do sarampo vigente no município.

Primeiro caso confirmado

O Departamento de Vigilância epidemiológica do município de Boa Vista comunicou no último dia 26 às autoridades sanitárias estaduais a confirmação de um caso de sarampo em residente de Boa Vista, no bairro Nova Cidade.

Trata-se de uma criança que no momento da infecção tinha um ano e 20 dias, estava com o esquema vacinal para sarampo em atraso, pois apresentava somente a dose zero da vacina tríplice viral feita aos seis meses de idade, instituída devido à situação de risco de circulação do sarampo no Brasil.

A criança não tem histórico de viagem para fora do estado nem para outros municípios, porém teve contato com parentes que viajam semanalmente para os municípios de Pacaraima, Bonfim e Alto Alegre. Por isso não há como afirmar que o caso é autóctone, quando se tem comprovadamente a circulação do vírus do sarampo em um território por mais de um ano.

Todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde foram adotados de forma imediata e foram feitos pela equipe municipal da atenção básica e vigilância epidemiológica, no momento da suspeição do caso cerca de um mês antes da confirmação, como bloqueio vacinal, investigação, coleta de amostras e isolamento social.

Após a confirmação laboratorial no mês de abril, novas medidas imediatas serão adotadas pela equipe municipal, uma vez que apenas um caso confirmado de sarampo é considerado um surto e protocolos pré-estabelecidos devem ser cumpridos para a contenção do surto.

As equipes seguem trabalhando com a busca ativa de casos na comunidade, busca retrospectiva de prontuários e planejamento de uma ação mais agressiva de vacinação com a dose da vacina Triplice Viral. As demais ações serão desencadeadas de acordo com a análise de risco realizada em conjunto com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Boa Vista), com base no plano de enfrentamento do sarampo vigente no município.

Dia D 

Neste sábado será o Dia de mobilização da campanha contra Influenza e Sarampo. A prefeitura vai disponibilizar sete unidades básicas de saúde e mais dois pontos drive-thru, em locais estratégicos da cidade. As crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), que estão no grupo da segunda etapa da campanha já começam a ser vacinadas neste dia, além dos trabalhadores da saúde.

A prefeitura convoca as pessoas que fazem parte do público-alvo para comparecerem as unidades de saúde para que se possa alcançar a cobertura vacinal. Em 2021 apenas 39% da população alvo, menor de quatro anos foram vacinados com a segunda dose da vacina tríplice viral.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.