Agentes de saúde de Boa Vista se formam em curso técnico do Governo Federal

Por: Redação | Foto: Semuc


Na última quinta-feira (26), 318 servidores municipais de Boa Vista celebraram a formação técnica dos cursos de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias e de Agente Comunitário de Saúde, em cerimônia de formatura realizada no auditório da Faculdade Cathedral.

Os formandos receberam, de forma simbólica, o novo kit com aparelho de pressão digital, glicosímetro e oxímetro, que irão receber da Prefeitura a partir de segunda-feira, 30, na UBS onde atuam. A partir de agora os profissionais poderão aferir pressão arterial e realizar outros procedimentos durante a visita domiciliar, antes de encaminhar um paciente para a UBSs e os ACEs poderão fazer ações de prevenção e controle de agravos à saúde, interagindo com os agentes comunitários e a equipe de Atenção Primária à Saúde.

“A capacitação desses profissionais pode diminuir os índices de morbimortalidade da população ao efetivar as ações de promoção à saúde. Além disso, há o fortalecimento da interação entre equipe de saúde e moradores do bairro, essencial para a boa prática das atividades dos profissionais da saúde”, disse Regiane Matos, secretária municipal de Saúde.

O curso é uma articulação da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde através do “Programa Saúde com Agente”, instituído pela Portaria 3.241 de dezembro de 2020.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos