Bairro Pedra Pintada recebe mutirão “Todos Unidos Contra a Dengue” nesta sexta-feira (27)

O último LIRAa apontou o bairro está com alto risco de infestação. Ao todo, mais de 1.300 residências devem ser visitadas pelos Agentes de Combate à Endemias

Por: Semuc | Foto: Divulgação


Mais de 60 Agentes de Combate à Endemias estão nas ruas do bairro Pedra Pintada, nesta sexta-feira, 27, para mais uma etapa do mutirão “Todos Unidos Contra a Dengue”. A ação é voltada para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), aponta o bairro Pedra Pintada com alto risco de infestação predial para o mosquito transmissor. De acordo com supervisor geral de endemias, Maury Silveira, toda a população tem responsabilidades no combate ao mosquito.

“Cada morador só precisa tirar cinco minutos por semana para vistoriar o quintal de casa, eliminar os focos de mosquito, lavar os recipientes dos animais domésticos com esponja e sabão que já contribui no combate ao Aedes aegypti. Se todo mundo fizer a sua parte, a gente extingue essas doenças”, disse.

Responsabilidade de todos

Durante o mutirão de combate ao mosquito, os profissionais devem visitar 1.350 imóveis do bairro. Celestino de Araújo, morador do Pedra Pintada, sabe da importância de trabalhar em conjunto com as autoridades em saúde na eliminação do Aedes aegypti, em Boa Vista.

“Há 15 anos, eu já tive dengue e sei como é uma doença difícil da gente se recuperar, então, eu faço a minha parte e não deixo água parada em lugar nenhum. Sempre recebo os profissionais de endemias na minha casa e cuido do meu quintal, não deixo água parada. Retiro todo e qualquer foco”, contou.

Bairros com alto índice de infestação

O último LIRAa apontou alto índice no bairro Raiar do Sol, 31 de Março, Bela Vista e Pedra Pintada. A prevenção ao mosquito continua sendo a melhor forma de combate às doenças transmitidas pelo mosquito. Ações simples para evitar água parada são fundamentais, como esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas dentre outras.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos