Candidatos à lista remanescente do Fies devem comprovar informações da inscrição até o dia 18

Por: Brasil 61 | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Os candidatos que não conseguiram passar no processo seletivo regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) — e tiveram uma segunda chance — têm até o dia 18 para comprovar nas instituições em que foram aprovados para as informações. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são mais de 60 mil vagas remanescentes para estudantes já matriculados. Puderam participar estudantes que se enquadravam em critérios como renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. A professora e doutoranda em Economia Política pela Universidade de Coimbra, Portugal, Jaqueline Damasceno, explica como esse programa promove o acesso à educação superior.  

“Como eu não consigo acessar com a poupança prévia, eu conseguiria fazer isso com a poupança futura. Com a formação, com o aumento do investimento em capital humano que esse indivíduo obtém nos anos que passa na universidade, tendo uma profissão que o qualifica a elevar o seu nível de renda — agora sim, ele teria renda disponível para conseguir pagar por esse serviço”, explica.

A convocação pela lista de espera tem o objetivo de preencher as vagas que não foram ocupadas após o resultado da seleção. Para acompanhar a situação, os candidatos podem conferir a convocação pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior até 18 de dezembro. Os estudantes serão chamados conforme a classificação. Para o estudante do curso de Cinema e Mídias Digitais Felipe Gomes, o Fies é uma oportunidade de ingressar na universidade.

“Eu decidi optar pelo Fies, pela comodidade de poder pagar o financiamento após concluir o curso. Acredito que seja de extrema importância para auxiliar o acesso às faculdades, para quem ainda não está no mercado de trabalho”, ressalta.

Segundo informações do Ministério da Educação, a lista de espera é automática para quem não foi pré-selecionado na chamada única do processo seletivo. Esse alunos poderão contratar o financiamento já com abrangência a partir de julho de 2023 — ou seja, com o Fies Vagas Remanescentes, todo o segundo semestre de 2023 terá a oportunidade de ser financiado, mesmo para os inadimplentes na instituição de ensino. Nesse caso, se o estudante preferir, pode até reaver valores já pagos durante esse período.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos