Chef do Senac Roraima concorre a prêmio Dólmã de culinária

Hélio Araújo é um dos três candidatos roraimenses

Com informações da Ascom Senac | Foto: arquivo pessoal

O Chef e supervisor de eventos do Senac Roraima, Hélio Araújo está concorrendo ao Prêmio Dólmã, que destaca importantes profissionais da cozinha de todos os estados brasileiros. A votação acontece on-line e os eleitores podem votar até o dia 11 de agosto. O resultado será anunciado em uma cerimônia no dia 12 de agosto no Amapá. 

O Prêmio Dólmã surgiu em 2012 com o propósito de destacar os profissionais com suas ideias, temperos, e particularidades dos estados brasileiros. As categorias envolvem os representantes estaduais e nacionais, premiando um chef por estado. As votações acontecem on-line no site: https://pt.surveymonkey.com/r/votacaointernautaschefsestaduais2022 

Hélio Araújo é formado em gastronomia pelo Instituto Argentino de Gastronomia, foi instrutor de diversos cursos do segmento da gastronomia e turismo, além de possuir o título de ‘Prochef’ pelo The Culinary Institute of America, também possui o título de “Amigo da Cultura” pelo Governo do Estado de Roraima, e foi representante do Estado de Roraima no Festival Fartura Nacional no ano de 2021.  

Para ele, o sentimento pela indicação foi de muita felicidade. “Muita alegria por poder contribuir com a gastronomia da região norte, com a valorização da cultura, turismo e ingredientes do nosso estado. Ser indicado diante de tantos nomes fortes no cenário local me faz sentir que os últimos 10 anos de trabalho estão sendo reconhecidos”, contou Hélio. 

Conforme o instrutor, Roraima é muito distante dos grandes centros comerciais do brasil e do mundo. “Nosso estado é riquíssimo em ingredientes e sabores e preparos únicos como a damurida, o prato que é um dos nossos maiores expoentes, advindo da culinária indígena. Os nossos ingredientes representam a nossa cultura, a nossa memória afetiva e compõem a nossa identidade”. 

Para ele poder ter acesso a tantos alimentos como peixes, pimentas, farinhas e hortaliças da Amazônia tão próximas é uma vantagem que ‘qualquer cozinheiro do resto do país gostaria de ter’. “Nossos ingredientes e nossos preparos são a nossa marca, portanto, divulgar a culinária local é a nossa missão enquanto profissionais e ao mesmo tempo uma forma de agradecimento a todos os povos e comunidades tradicionais que nos abençoaram com toda essa fartura” finalizou Hélio. 

Hélio contribui com diversas turmas e eventos do Senac Roraima, como o Campeonato de Bartender e dezenas de turmas na área de gastronomia e hospitalidade. Sempre dedicado e esforçado, nossa torcida é #TimeHélio no Prêmio Dólmã 2022, Sucesso Hélio! 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.