Com apoio do Sicredi, Boa Vista recebe Cine Sustentável – Kuará

Projeto itinerante gratuito vai levar oficinas de fotografia e exibição de cinema em praça pública

Por: Ascom Sicredi | Foto: Divulgação


Depois da estreia em Itacoatiara, no interior do Amazonas, o Cine Sustentável – Kuará chega a Boa Vista. O projeto itinerante que leva oficina de fotografia e cinema gratuito em praça pública, abre sua tela inflável na capital de Roraima nesta terça-feira (5/09).  A oficina de fotografia ocorre das 8h às 12h, no auditório do Sicredi, avenida Ville Roy 5.480, no Centro. Já a exibição de cinema será no Portal do Milênio, a partir das 19 h.

Apoiado pelo Sicredi, que há anos viabiliza projetos culturais pelo Brasil, o Cine Sustentável – Kuará vai abranger a maior parte da extensão territorial do país, levando cinema com pipoca e oficinas de fotografia para as regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

O gerente de Desenvolvimento Regional da Cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR, Andrey Alba, destaca a relevância do apoio do Sicredi a projetos como esse. Ele enfatiza que a parceria oferece à comunidade a chance de ter acesso à cidadania por meio da arte e cultura. “A participação do Sicredi em iniciativas como o Cine Sustentável é motivo de satisfação, destacando o nosso compromisso com o desenvolvimento da região”.

O circuito de cinema gratuito em praça pública traz a novidade pioneira de operar toda exibição de filmes utilizando a moderna tecnologia fotovoltaica de captação da energia solar – uma energia limpa, renovável e econômica.

O formato prevê uma Oficina Lúdica de Fotografia para públicos diversos, de crianças e adolescentes a idosos, de modo a obter um painel amplo da visão que os habitantes do lugar têm da sua comunidade.

Os participantes receberão instruções básicas sobre fotografia, que colocarão em prática mostrando os mais diversos olhares sobre o local onde vivem. Haverá entrega de certificados. O material produzido nessa oficina será editado para resultar em um vídeo que, ao final, será exibido para o público local, fazendo parte da programação do evento.

Depois de passar pelo Amazonas e Roraima, o projeto segue viagem pelo Pará, com atividades em Capanema e Ulianópolis; antes de ir para Quixadá, no Ceará; e Santa Rita, na Paraíba, encerrando a primeira etapa do Cine Sustentável – Kuará.

No total, serão 21 localidades em 13 estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Ceará, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará.

Cada cidade terá uma sessão de cinema com projeção em praça pública, exibindo um documentário produzido pela equipe do projeto e dirigido por Inácio Neves, além de um curta e um longa-metragem. Abrindo cada sessão de cinema, haverá uma apresentação cultural a cargo de um grupo ou artista local.

Toda a programação é gratuita e cada uma das sessões de cinema utilizará exclusivamente a energia fotovoltaica para realização das exibições. Haverá distribuição, também gratuita, de pipoca para o público presente, antes e durante as sessões de cinema.

Programação

Em Boa Vista, a oficina de fotografia vai ocorrer das 8h às 12h, no Auditório do Sicredi, Avenida Ville Roy 5.480, no Centro. Já a exibição de cinema será no Portal do Milênio, a partir das 19h.

A programação terá os seguintes filmes:

–              Documentário da cidade – produção de 2023 da Cinear com direção de Inácio Neves;

–              Utopia, pequeno tratado de pequenas coisas, curta metragem dirigido por Sofia Frederico ( 13 min);           

–              Moana – Um Mar de Aventuras – longametragem de animação infantil de 2016 com direção de Ron Clements e John Musker (1h e 47 min).

O Projeto

O Cine Sustentável – Kuará tem por objetivos difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, e contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão.

O projeto também visa registrar em vídeo depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, através de documentários produzidos com antecedência, que são exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema. Esse documentário aborda e enfatiza a temática da diversidade e acessibilidade, dando voz ao cidadão comum.

Com isso, o projeto contribui para divulgar e promover a cultura regional, apresentada segundo a vivência pessoal dos próprios habitantes das comunidades, uma vez que os documentários são disponibilizados para as TV’s educativas, culturais e comunitárias, além da internet.

O Cine Sustentável – Kuará é uma realização conjunta da Cinear Produções, Muito Mais Promoções e Ministério da Cultura, com o patrocínio da Sicredi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos