Com Unidade de Educação Empreendedora, Sebrae Roraima pretende ampliar ações em 2022

Os bons resultados obtidos ao longo de 2021 permitiram que o Programa fosse ampliado com a criação da Unidade. Foram 40.963 alunos e 5.713 professores alcançados

Por Sebrae Roraima | Foto: Sebrae Roraima

As ações de fortalecimento ao empreendedorismo promovidas pelo Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Roraima ao longo de 2021 permitiram a criação de uma unidade específica em 2022. Com a criação deste novo ambiente, a unidade será capaz de proporcionar mais estabilidade nas ações de desenvolvimento e incentivo ao empreendedorismo.

O Programa Nacional de Educação Empreendedora foi concebido em 2013 e, desde então, tem realizado iniciativas para desenvolver a cultura do empreendedorismo junto a estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino da educação formal.

“O Sebrae entende que a Educação Empreendedora é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um país e, consequentemente, do mundo do conhecimento e do trabalho”, disse a analista técnica do Sebrae Roraima, Graciela Missio.

Com a nova unidade, a estratégia é ampliar a oferta e a qualidade das iniciativas junto a estudantes e docentes nos níveis Fundamental, Médio, Profissional e Superior.

“Entendemos que, por meio dessa estratégia, fortalecemos todo o ecossistema de educação e cultura empreendedora e praticamos o disposto no Art. 5º do Estatuto do Sebrae: “(…) promover a educação, a cultura empreendedora e a disseminação de conhecimento sobre o empreendedorismo, em consonância com as políticas nacionais de desenvolvimento”, pontuou Graciela.

Ações da Unidade de Educação Empreendedora para fevereiro

Uma das primeiras ações da nova unidade é visitar os 15 municípios de Roraima para a apresentação dos resultados alcançados em 2021 e das as ações previstas para 2022. “Estamos nos reunindo com os secretários de educação municipais com intuito de renovar a parceria por meio do termo de adesão 2022, e assim continuar disseminando a Educação Empreendedora para todo nosso Estado”, afirmou.

Além de reuniões com os gestores, também serão feitas visitas de articulação às Instituições de Ensino Públicas e Privadas, além das Instituições de Ensino Superior para fechamento de parcerias e principalmente levantamento das reais necessidades das instituições e de que forma a Unidade de Educação Empreendedora poderá atender.

“Depois da efetivação deste levantamento realizaremos as contratações de prestadores de serviços para aplicação das metodologias junto as instituições de ensino”, detalhou a analista técnica.

Outra ação prevista para 2022 é uma articulação junto ao Senac para uma possível forma de contratação de prestação de serviços na área. “Será também uma forma de estreitar as relações entre os “S” principalmente pela experiência que o Senac tem na área de educação”, esclareceu.

Destaques da Educação Empreendedora em 2021

Em 2021 o Programa de Educação realizou ações de articulação com secretários municipais de educação, reitores, coordenadores, técnicos de secretarias, gestores de escolas e professores de escola públicas e privadas dos 15 municípios de Boa Vista. A parceria ocorre por meio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime), Instituições de Ensino Superior, Escolas particulares e o Projeto Cidade Empreendedora.

“Passamos por todos os municípios para efetivar a adesão ao programa por meio dos secretários e prefeitos. Essa é uma ação inédita para o Estado, pois alcança estrategicamente todos os municípios de Roraima com tema empreendedorismo”, explicou Graciela.

Para nivelar as informações sobre as ações da Unidade de Educação Empreendedora, o Sebrae Roraima promoveu em 2021 a “Semana pedagógica” e a “Jornada pedagógica” com a participação das Secretarias de Educação do governo e prefeitura.

“Atendemos 5.850 professores. Nós trabalhamos a sensibilização do tema empreendedorismo alinhado com o direcionando estratégico do sistema Sebrae. Com esses eventos promovemos a formação continuada dos profissionais da educação por meio de discussões pautadas em aportes teóricos relevantes sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, inserindo a educação empreendedora no planejamento do semestre letivo”, detalhou.

Junto ao Ensino Superior, foram realizados eventos com a faculdade Estácio com temas centrais de empreendedorismo direcionados ao Curso CANVAS, Startup: Seu novo negócio, Desafios do Mercado na Atualidade e Empreendedorismo e Inovação. Esses temas foram aplicados com 190 acadêmicos de diversos cursos.

“Os cursos proporcionaram o conceito e prática dos comportamentos empreendedores, interação com a ferramenta de modelagem de negócios, etapas para criação de startups, inovação como ferramenta de mercado, segmentos e perfis de negócios mais impactados durante a pandemia”, lembrou Graciela.

No mês de agosto foi promovida a palestra “Como Unir Trabalho e Significado” em parceria com a Faculdade FAEL, que foi ministrada pelo palestrante Tiago Mota. Neste evento foram alcançados mais de 500 estudantes do nível superior.

Em setembro foi realizada mais uma palestra em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, com a pedagoga reconhecida nacionalmente Priscila Boy, onde foi abordado o tema “Conheça o Novo Ensino Médio e Suas Possibilidades”.

“Com esse evento alcançamos 39.228 pessoas. Apresentamos aos professores e alunos da rede Estadual de ensino de Roraima, da capital e do interior o novo formato do Ensino Médio, o qual permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular”, frisou.

Feira de Ciências Virtual

Ainda em 2021, o Sebrae Roraima promoveu a primeira feira de ciências virtual de Roraima. “O Sebrae disponibilizou a plataforma Gamificada onde foi possível realizar a feira. O tema foi “Pesquisa e Inovação em Roraima”. O evento contou a participação de professores e alunos dos níveis, fundamental, médio e Técnico, ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de novembro teve a participação de 41 escolas, 96 projetos inscritos, 1.726 visitantes que geraram 38.824 interações”, listou.

No encerramento das ações de 2021 foi realizada a cerimônia do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, onde foi reconhecido os cinco educadores que efetivaram as melhores práticas de empreendedorismo na educação de Roraima. O ano encerrou com 40.963 alunos e 5.713 professores divididos nos níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.